Home / Internacional

INTERNACIONAL

Ex-ministro da Defesa do México Salvador Cienfuegos é detido nos EUA

Na quinta-feira (15/10), o ex-ministro da Defesa do México, Salvador Cienfuegos, foi detido nos Estados Unidos ao desembarcar no aeroporto de Los Angeles. A detenção faz parte de uma investigação, liderada pela agência norte-americana de combate às drogas (DEA), que investiga vários dos ex-funcionários do alto escalão do México acusados de contribuir com os narcotraficantes

O chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, disse em uma rede social ter sido informado da prisão pelo embaixador dos EUA no México. Ele não confirmou o motivo da detenção e disse que o cônsul mexicano em Los Angeles deverá repassar as acusações durante esta sexta.

De acordo com a revista mexicana "Proceso", que cita fontes do governo norte-americano, o general era investigado no país "há pelo menos 10 anos".

Fontes diplomáticas afirmaram que Salvador Cienfuegos, de 72 anos, viajava com a família. Essa detenção do ex-ministro no país norte-americano é a segunda de um alto funcionário da administração Peña Nieto, que também enfrenta acusações de corrupção.

O ex-secretário de Segurança Pública do México, Genaro García Luna, acusado de conspiração para traficar ao menos 53 toneladas de cocaína aos Estados Unidos, foi detido em Dallas (Texas) em dezembro de 2019 e está preso em Nova York.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias