Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Comissão Italiana convoca reunião emergencial para debater pandemia

A Comissão Técnica-Científica convocou o ministro da saúde da Itália, Roberto Speranza, para uma reunião emergencial neste domingo (11), em que será discutido o aumento de novos casos do coronavírus Sars-CoV-2 na última semana e a capacidade do governo de realizar testes em massa.

"Ainda não saímos da fase mais difícil. Devemos manter com firmeza todas as medidas de segurança com determinação, para continuarmos a ter números ainda menores do que os registrados em outros países europeus", disse Speranza, em vídeo divulgado no fim do encontro sobre "Cuidados de saúde pós Covid-19", no teatro Bellini, em Catânia.

O ministro afirmou que: "aqueles que argumentam que as medidas de prevenção são apenas armadilhas, estão dizendo enormes bobagens". "Só um país seguro pode correr mais rápido e recomeçar com mais energia e determinação", explicou.

Speranza ainda disse que a palavra-chave é proximidade, com um sistema de saúde que aborde os reais problemas das pessoas. Além disso, ressaltou a importância da união na luta contra a Covid-19.

"Devemos construir um grande pacto pelo país porque o futuro do nosso país passa pelo seu sistema nacional de saúde", disse o político, enfatizando que a "lição do coronavírus nos diz que o sistema nacional de saúde é o que há de mais importante.

Segundo Speranza, o governo precisa "voltar a investir", já que "por muitos anos, os gastos com saúde foram penalizados". "Hoje o vírus nos permite mudar de marcha. Estamos apenas no começo e devemos usar todas as ferramentas de que dispomos para abastecer o sistema nacional de saúde".

A Itália registrou 5.372 novos casos do coronavírus em um período de 24 horas no último balaço divulgado ontem (9). Foi o maior número para um único dia desde 28 de março, quando haviam sido contabilizados 5.974 contágios.

Devido o avanço da pandemia o governo prorrogou o estado de emergência até 31 de janeiro de 2021. Mesmo com o estado alarmante, o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, descarta um novo período de quarentena. Ele está debatendo novas medidas para conter a propagação do vírus.

Com isso, o esperado é que o novo decreto apresente regras que proteja os setores considerados prioritários, como serviços essenciais, escolas e atividades produtivas, além de evitar um novo bloqueio nacional.

Entre as medidas estão um reforço do smart working, fechamentos "cirúrgicos e oportunos", possíveis restrições no transporte público e alteração no horário de funcionamento das instalações, bloqueio de eventos em massa e, se necessário, proibição de viagens entre regiões.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias