Home / Internacional

INTERNACIONAL

José Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, anuncia o fim de sua carreira política

Nesta segunda-feira (28) o ex-presidente do Uruguai, que ficou na presidência entre 2010 até 2015, anunciou para os jornalistas que vai encerrar suas atividades políticas em decorrência a uma doença imunológica. O anúncio foi feito na cidade de Montevidéu.

Ainda segundo o ex-presidente e atual senador, ele disse “Eu amo a política e não queria ir, mas amo ainda mais a vida. Preciso administrar bem os minutos que me restam”. Mujica informou que vai concluir seu mandato político que encerra agora em outubro e depois disso vai se aposentar da carreira política.

Completou dizendo que em decorrência da doença imunológica que sofre, que o impede de cumprir com muitas das suas obrigações como senador, e o melhor a ser feito neste momento é descansar e curtir o resto de seus dias, de acordo com suas próprias palavras.

Atualmente Mujica tem 85 anos, e sua carreira política foi marcada pela militância em prol das minorias, foi a favor da legalização do aborto e também do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Lutou na guerrilha dos Tupamaros, e em decorrência disso ficou 13 anos preso até o fim do regime ditatorial.

Vivia uma vida modesta e sem grandes luxos, realizou doação de parte de seu salário como presidente em prol de ajudar pessoas menos favorecidas. O ex-presidente ainda informou em seu comunicado que não poderá se imunizar com a vacina da COVID-19 devido a doença autoimune que ele sofre.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias