Home / Internacional

INTERNACIONAL

Trump receia por fraudes na próxima eleição presidencial

Segundo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sustentou nesta terça-feira (18), que uma variante em grande escala para a votação pelo correio na eleição presidencial de novembro, poderá causar tantos problemas que as autoridades teriam que refazer a votação.

O atual presidente, tem afirmado sem provas e evidências, que uma votação universal pelo correio, algo que a grande parte dos Estados não indicaram fazer, levará a fraudes na eleição de 3 de novembro, quando enfrentará o candidato democrata, Joe Biden, que no momento lidera as pesquisas de intenção de voto.

Entretanto uma reiteração de uma eleição nacional nunca aconteceu nos mais de 200 anos em que os EUA realizam o pleito, incluindo durante os períodos da Guerra Civil, da Grande Depressão e das duas guerras mundiais. O presidente Trump não tem autonomia para remarcar uma nova eleição.

"Vai acabar sendo uma eleição fraudada ou eles nunca sairão com um resultado. Eles terão que fazer isso de novo, e ninguém quer isso", considerou Trump a repórteres nesta terça-feira.

Conforme o site Terra, até metade dos votos podem ser depositados pelo correio, em razão da crise do coronavírus nos EUA, afirmam especialistas eleitorais. Isso representaria uma elevação em relação a um quarto dos votos pelo correio na eleição de 2016. O próprio presidente vota pelo correio.

Assim como acontece com outras maneiras de votação, casos documentados de fraudes em votos pelo correio são bastante raros. Ainda assim, Trump repetiu nesta terça-feira uma alegação que tem feito nos últimos meses, de que a votação pelo correio levará a uma grande fraude eleitoral.

A organização das eleições presidenciais pelos Estados norte-americanos, planejam enviar cédulas de votação pelo correio apenas aos eleitores que as solicitarem.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias