Home / Internacional

INTERNACIONAL

Governador de Nova York faz críticas a Trump

Andrew Cuomo, governador de Nova York, acusou hoje (6), o presidente Donald Trump de estar "facilitando" a disseminação do coronavírus, por não reconhecer a gravidade da pandemia. Segundo o democrata, o recente aumento de casos no país se deve aos comentários de Trump, que "inventa" fatos científicos para embasar suas posições.

"Ele inventa fatos, inventa ciência", afirmou Cuomo, após citar declarações do presidente, como a de que o vírus "desaparecia" a medida que o tempo esquentasse. "Ele disse todas essas coisas e nenhuma delas era verdade. E agora temos um problema em 38 estados porque algumas pessoas acreditaram nele".

Para o The Guardian, Cuomo relatou que pediu a Trump que não seja um "co-conspirador da covid-19 e admita o "grande problema" que ela representa.

"Então, senhor presidente, não seja um co-conspirador da covid-19. Reconheça ao povo norte-americano que a covid-19 existe, é um grande problema e vai continuar sendo até que admitamos e nos levantemos para fazer a nossa parte. Se ele não fizer isso, está facilitando o avanço de doença", declarou o governador.

O número de mortes pelo coronavírus nos EUA se aproximou hoje de 130 mil, após uma onda de novos casos, que colocam dúvidas nas políticas de enfrentamento da crise, adotadas por Trump e, que frustrou as tentativas de reabrir a economia, obrigando muitos estados a recuarem e desistirem de retomar as atividades.

"Os números caíram desde que iniciamos a reabertura", destacou. Nova York, anunciou Cuomo, tem 817 pacientes de covid-19 hospitalizados, o menor número desde 18 de março. O estado ainda confirmou mais nove mortes de ontem para hoje.

*Com informações do Uol

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias