Home / Internacional

INTERNACIONAL

Trump: previsão de início de campanha política adiada

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos suspendeu um comício que estava agendado para o mesmo dia em que se comemora o fim da escravidão no país, em 19 de junho, anunciou ontem.

A previsão da retomada de Trump à atividade de campanha antes das eleições de novembro, teria início em Tulsa, Oklahoma, mas o presidente disse no Twitter que o evento havia sido adiado "por respeito" ao feriado conhecido como "Juneteenth", celebrado em 19 de junho.

Houve muitas críticas depois que Trump escolheu Tulsa, local de um dos piores massacres raciais da história americana, e no momento que os protestos antirracistas se multiplicam no país, após a morte do afro-americano George Floyd, em uma abordagem por um policial branco.

A vítima, Floyd, já estava algemado e imobilizado no chão, quando o policial ajoelhou- se sobre seu pescoço. Ainda que Floyd tenha avisado inúmeras vezes que não conseguia respirar, o agente permaneceu na mesma posição. "Não é apenas um aceno aos supremacistas brancos, ele está dando uma festa de boas-vindas", tuitou a senadora Kamala Harris depois que Trump anunciou o episódio.

O republicano declarou na quinta-feira (11), que recomeçaria sua campanha com comícios em quatro estados: Oklahoma, Flórida, Arizona e Carolina do Norte, apesar da pandemia do novo coronavírus, que ainda assola os Estados Unidos.

O presidente Trump está em desvantagem nas pesquisas contra o democrata Joe Biden e espera que os comícios ativem sua base antes das eleições previstas para 3 de novembro.

*Com informações do Uol.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias