Home / Internacional

INTERNACIONAL

Ian Holm, o Bilbo do 'Senhor dos Anéis', morre aos 88 anos

O ator Ian Holm, conhecido pelos filmes "Senhor dos Anéis", "Alien: O Oitavo Passageiro" e "Carruagens de Fogo", morreu aos 88 anos, em Londres, na manhã desta sexta-feira (19).

De acordo com o jornal "The Guardian", a notícia da morte do ator foi confirmada por seu agente.

"Ele morreu pacificamente no hospital, com seus familiares e seu cuidador", informou o agente, adicionando que a causa da morte foi dada por complicações do Mal de Parkinson. "Charmoso, gentil e extremamente talentoso, sentiremos muito a sua falta."

Ainda segundo o jornal, os últimos dias de vida de Holm foram registrados em fotos feitas por sua esposa, Sophie de Stempel.

Ian Holm nasceu em 12 de setembro, na Inglaterra e era membro da Membro da Royal Shakespeare Company. Ao longo de sua trajetória estrelou inúmeros filmes e fez alguns trabalhos para TV.

Em 1981, venceu o Bafta e foi indicado ao Oscar por seu trabalho como o técnico Sam Mussabini no filme "Carruagens de Fogo". Em 2000, Ian interpretou o personagem Bilbo Baggins em "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel" e em 2003, reaparecendo na saga, em "O retorno do rei".

Em 2014, Ian Holm se despediu do cinema, com o seu último trabalho em "O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos".

No início do mês, Ian lamentou em não estar disponível para participar de uma reunião virtual com os atores de "Senhor dos Anéis". "Lamento não poder encontrar vocês, sinto falta de todos e espero que essa aventura leve vocês a muitos lugares. Estou trancado em minha casa."

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias