Home / Internacional

INTERNACIONAL

OMS: diretor-geral declarou que se o Brasil tiver "problemas" pode acionar a entidade

Segundo o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, argumentou que a entidade tem mantido contato constante com o país. O questionamento feito durante a coletiva de imprensa hoje (29) também abordou a fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que destacou que não tinha como fazer milagres diante da pandemia.

O diretor-geral da OMS, porém, preferiu não comentá- la. Em suas palavras: "eu não comentaria que o presidente disse sem verificar o que ele realmente disse. E estamos conversando com o Brasil regularmente. Portanto, se eles tiverem perguntas ou tiverem problemas, podem conversar conosco. Se houver algum comentário, gostaríamos de tê- lo diretamente", disse Ghebreyesus.

Dados do Ministério da Saúde

O ministério da saúde anunciou ontem que subiu para 5.017 o número de mortes causadas pelo novo coronavírus no Brasil. 474 óbitos confirmados nas últimas 24 horas, maior número registrado no período, desde o início da pandemia. Com os dados atualizados, o país ultrapassou a China, que registra oficialmente 4.643 mortes pela Covid-19. No total, são 71.886 casos confirmados oficialmente no país.

Pronunciamento do diretor-geral da OMS

O anúncio de emergência de saúde pública de importância Internacional, feita pela OMS com o surto do novo coronavírus completará 3 meses amanhã. Com isso, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da entidade, aproveitou a coletiva de hoje para relembrar alguns momentos desde o aviso.

"Desde o início, a OMS agiu rápida e decisivamente para responder e alertar o mundo. Tocamos o alarme mais cedo e com frequência. Dissemos repetidamente que o mundo tinha uma janela de oportunidade para preparar e impedir a transmissão generalizada da comunidade", afirmou.

Com a marca de três meses, o Comitê de Emergência da entidade se reunirá amanhã (30) para reavaliar a evolução da pandemia e aconselhar sobre novas atualizações e recomendações. Para Tedros, "nos três meses desde a última reunião do Comitê de Emergência, a OMS trabalhou dia após dia para tocar o alarme, apoiar os países e salvar vidas. Trabalhamos com países para ajudá- los a se preparar e responder", considerou.

Ainda declarou que "compartilhamos a tristeza e a dor de tantas pessoas em todo o mundo, e compartilhamos a esperança de que possamos superar essa pandemia juntos. Há uma coisa que não fizemos: não desistimos. E não vamos desistir", finalizou o diretor-geral da OMS.

Revendo fatos

Desde que foi identificado na China, em dezembro de 2019, o novo coronavírus Covid-19 já causou a morte e 219.611 em todo o mundo, de acordo com a última atualização divulgada pela Universidade Johns Hopkins. Ao todo, já são 3.143, 555 casos de Covid-19 confirmados.

*Com informações do Uol

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias