Home / Internacional

INTERNACIONAL

Parlamento de Israel tem novo presidente

O presidente da legislatura anterior, Yuli Edelstein, do partido Likud, um fiel seguidor de Netanyahu, havia renunciado na quarta-feira (25), seguindo uma decisão da justiça.

Benny Gantz, ex - militar e opositor israelense, havia sido incumbido pelo presidente de tentar formar um governo, mas em uma candidatura surpresa foi eleito nesta quinta-feira (26), presidente do (Kensset), Parlamento de Israel. Venceu com 74 votos a favor.

Em sua primeira declaração destacou que atuaria por um governo de união nacional diante da ameaça da nova pandemia, uma manobra acidental em meio ao conturbado momento político do país. Argumentou ainda que "São tempos difíceis e pedem decisões inéditas".

Depois de mais de um ano de bloqueio político e três eleições legislativas, as oportunidades surgem para um acordo com seu rival, o conservador Benjamin Natanyahu, primeiro ministro, incriminado por corrupção pela justiça.

Ganz é o líder do partido de centro Azul e Branco, é causou impacto ao se candidatar a Kensset, principalmente por ter sido encarregado de forma oficial, a tentar formar um governo, após as eleições de 2 de março. Gantz, tinha por missão apresentar a candidatura de um deputado da sua sigla, para ocupar o importante cargo de presidente do Parlamento. Mas para surpresa de todos, ele apresentou sua própria candidatura e conquistou a maioria dos votos.

União de forças diante da pandemia

Um dos impactos causados pelo Covid-19 em Israel, é o adiamento do julgamento de Netanyahu, por corrupção, sonegação e abuso de poder. Netanyahu foi acusado de corrupção, mas isso não o impediu de obter resultados favoráveis nas últimas eleições, terceiro processo eleitoral em menos de 1 ano. Seu partido, Likud, obteve as 36 cadeiras das 120 disputadas. Mas segue sem poder formar uma maioria suficiente.

O Ministro da Defesa, Naftali Bennet declarou que "Trata-se de uma boa decisão para Israel nesse período de emergência na saúde. Parabenizo Benny Gantz por sua corajosa decisão de integrar um governo de unidade por Benjamin Netanyahu".

Israel tem confirmado até momento 2660 casos do novo coronavírus, além de 8 óbitos. Os israelenses estão convivendo em confinamento para impedir a disseminação do novo coronavírus, só saem de casa para compras de primeira necessidade e a trabalho

Durante os meses de bloqueio, Netanyahu vinha solicitando a formação de um governo de união, no qual ele e Gantz alternariam o poder. No entanto, Gantz discordava que o governo tivesse à frente uma autoridade que responde á justiça por crimes.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias