Home / Internacional

INTERNACIONAL

Efeito psicológico da quarentena forçada para conter o Covid-19

Por conta da epidemia do Coronavírus na China, mais de 50 milhões de pessoas foram forçadas a permanecer em quarentena. Com o aumento de casos em vários países, inúmeras pessoas terão que se submeter a essa medida extrema.

Passar por um período de isolamento, com várias restrições são as opções de pessoas que estão sendo investigadas ou que foram expostas a uma doença contagiosa.

As autoridades começam a entender que o isolamento da quarentena representa consequências para a saúde mental das pessoas. Autores do artigo publicado pela revista britânica Lancet, relatam que a solidão e o medo sentidos por aqueles que enfrentam uma quarentena causam estresse pós traumático, confusão, raiva, além de ansiedade.

Os fatores que mais causam danos nas pessoas isoladas são: medo de serem infectados, tédio, frustração, falta de informações, perdas financeiras e receio de serem discriminados após receberem alta médica.

Isolamento pode reduzir a transmissão do novo coronavírus

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), destacou: "O isolamento pode ter um impacto econômico e social nas pessoas e nas comunidades, mas estudos mostram que a adoção gradual dessas intervenções pode reduzir a transmissão".

Apesar dos efeitos psicológicos nocivos, os estudiosos acreditam que a quarentena é uma medida eficaz no combate a propagação do Covid- 19. E devido ao reconhecimento psicológicos nos isolados, a China, com o apoio de instituições médicas e universidades abriram plataformas online para contribuir com serviços de aconselhamento psicológicos a pacientes, familiares e afetados, minimizando os danos causados pela quarentena forçada.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias