Home / Internacional

INTERNACIONAL

Coronavírus é pandemia diz OMS

Nesta quarta-feira (11/3) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhonom Grebreyesus, decretou que a situação atual em função do novo coronavírus como uma pandemia. De acordo com o divulgado a entidade estava resistindo em caracterizar a disseminação do vírus como uma pandemia, uma vez que o Covid-19 atingiu mais de 110 países.

De acordo com a publicação do jornal O Globo até o momento 118 mil pessoas contraíram o vírus pelo mundo, e mais de 43 mil mortes foram registradas. A maioria das mortes ocorreram na China e Itália, que são os principais focos do vírus no mundo.

Durante a entrevista onde foi decretada a pandemia pela disseminação do covid-19, o diretor afirmou que a organização está preocupada pelos níveis alarmantes da propagação e gravidade, principalmente pela falta de ação, e que por essa razão caracterizou a propagação do novo coronavírus como uma pandemia.

Ainda conforme o diretor da OMS mesmo com a mudança de categoria, a palavra pandemia deve ser usada com responsabilidade para não gerar pânico generalizado, pois havia pressão de diferentes países, entre eles o Brasil, para que a organização reconhecesse o estado de pandemia.

Durante a coletiva, o diretor-executivo do Programa de Emergências em Saúde da OMS, Mike Ryan, afirmou que a situação de pandemia não vai mudar o planejamento da organização. Ryan falou que a situação do Irá, que é um dos países mais afetados pelo novo vírus, vai ter uma maior vigilância.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias