Home / Internacional

INTERNACIONAL

Terremoto e tufão abalam Taiwan nesta quinta-feira (8)

Enquanto autoridades faziam os preparativos para a chegada de um grande tufão, um terremoto de magnitude 6.0 abalou Taiwan, na manhã desta quinta-feira(8/8), provocando deslizamento de terra e previsão de chuvas de até 900 milímetros nas montanhas do norte da ilha.

O Departamento Meteorológico da ilha informou ainda que um forte tufão também deve atingir a costa nordeste de Taiwan no final desta quinta.

Classificado como um fenômeno do nível mais alto pelo serviço meteorológico, o tufão Lekima conduzia ventos máximos de 227 km/h enquanto se aproximava de Taiwan, informou o departamento.

Alertas de vento e chuva foram emitidos para a maior parte da capital, Taipé, além da cidade portuária de Keelung e outros condados do norte. Também foi dado um alerta para os marinheiros das costas sul e leste.

Em um centro nacional de emergência, o premiê Su Tseng-chang, pediu às autoridades que permaneçam em alerta quando a tempestade se aproximar.

Os temores de inundação mobilizou tropas para algumas áreas de risco. Por questões de segurança, mais de 1.500 pessoas, a maioria turistas, foram transferidas das ilhas ao largo da costa leste. Também foram registrados queda de energia em mais 10 mil edifícios.

De acordo com o departamento meteorológico a tempestade seguirá em direção à China, aproximando-se de Xangai, no leste do país, no final de semana.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias