Home / Internacional

INTERNACIONAL

Acidente espacial espalha milhares de "ursos da água" na Lua

Milhares de indivíduos considerados como mais indestrutíveis do planeta Terra, podem ser os novos moradores da Lua. Os tardígrados, mais conhecidos como ursos da água, são criaturas com menos de um milímetro de comprimento que podem sobreviver a temperaturas de 150°C e congeladas até quase zero absoluto.

Os ursos da água estavam viajando em uma espaçonave israelense que se acidentou ao pousar na Lua em abril. O cofundador da organização que os colocou na espaçonave acredita que eles ainda estejam vivos. Segundo ele os ursos foram desidratados, colocados em animação suspensa e depois envoltos em um âmbar artificial.

O chefe da Arch Mission Foundation, Nova Spivack, acredita que as chances de sobrevivência para os tardígrados são extremamente altas. A Arch Mission Foudation tem uma espécie de “backup” do planeta Terra, que armazena a biologia do planeta e o conhecimento humano.

A espécie de biblioteca lunar, um DVD que contém um arquivo de 30 milhões de páginas da história dos seres humanos, visível sob microscópios assim como o DNA humano foi levada para a Lua pelo robô Berescheet e, com ela estava parte dos tardígrados em um âmbar e outra em uma fita.

Os tardígrados podem passar até décadas desidratados e depois serem trazidos a vida novamente, porém para a maioria das criaturas não haveria volta, já que a vida sem água é quase impossível. Segundo os cientistas essa espécie tem o que se assemelha a um super poder.

Os ursos da água são os primeiros animais a sobreviverem sem proteção no espaço

Os ursos da água perderam quase toda a água do corpo e seu metabolismo diminui para 0,01% da taxa normal. Caso eles sejam reintroduzidos na água algumas décadas mais tarde, podem se reanimar.

Em 2007 eles foram os primeiros animais que sobreviveram sem proteção no espaço e, isso fez deles candidatos para a biblioteca lunar do Arch Mission. De acordo com Nova, os tardígrados são ideias porque são microscópicos, multicelulares e uma das formas mais duráveis de vida na Terra.

A sobrevivência das espécies ao impacto na Lua pode não ser tão bom assim. A professora da Open University, Monica Grady, afirma que o chamado “ambiente intocado” da Lua foi quebrado. Para ela é possível que os tardígrados fossem coletados e trazidos de volta para á Terra.

Com informações do G1

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias