Home / Goiânia

GOIÂNIA

Comércio não essencial pode voltar a abrir

Na última quinta-feira (25), a prefeitura de Goiânia apresentou uma nova proposta para os comerciantes. O funcionamento do comercio não essencial seria dividido em seis regiões e abriria três dias da semana. O intuito da proposta é combater a disseminação da Covid-19 sem fechar completamente os comércios. No entanto, as medidas ainda estão sendo discutidas e há possibilidade de passar por ajustes antes ser publicado.

A prefeitura espera que as mudanças passem a valer na próxima segunda feira (29), quando o prazo do decreto em vigor acaba. A previsão é de que o escalonamento tenha vigência por 14 dias. O prefeito Rogério Cruz (Republicanos), informou que as restrições atuais já estão em vigor por 28 dias, sendo assim, a administração municipal precisa ser sensível com todos os setores.

“Hoje, nós ainda estamos vivenciando o pico da pandemia, mas ele mostra estabilização e, por isso, nós definimos que, a partir de segunda-feira, passa a valer um novo decreto, que dará sustentabilidade à economia da nossa cidade", pontuou o prefeito.

Goiânia já registrou cerca de 128.264 pessoas contaminadas até na última quinta feira (25) e 3.391 mortes pela doença. As UTIs se encontram com 95% de ocupação de sua capacidade e ao todo 10.558 pessoas estão internadas na rede pública de saúde.

De acordo com o presidente da Federação do Comércio (Fecomércio), Marcelo Baiocchi, a proposta é boa, mas esperava maior flexibilização. "Menos do que a gente esperava, mas é mais do que já estamos hoje. O bom é que vamos reabrir, mas o que deixa a desejar é que vamos abrir menos dias. Pedimos reabertura de quatro dias na semana em vez de três", declarou Baiocchi.

Como funcionaria essa divisão?

A prefeitura de Goiânia apresentou aos comerciantes uma nova proposta para o funcionamento dos comércios não essenciais, durante este período de pandemia. A cidade será dividida em seis regiões e o comércio vai funcionar de forma escalonada de segunda-feira a sábado. Assim vão abrir e fechar três dias na semana. Aos domingos, todos os comércios, sem exceção deverão permanecer fechados.

Os estabelecimentos considerados essenciais poderão abrir todos os dias. São eles: farmácias, hospitais, supermercados e serviços de saúde com atendimento de urgência e emergência.

  • Escolas: de acordo com a proposta, as escolas de ensino infantil, fundamental e médio, público e privadas, podem abrir de segunda-feira a sábado, mas obedecendo a norma de 1 aluno para cada 2,25 metros quadrados.
  • Shoppings centers e galerias: ficarão fechados quando a região a que pertencem estiver fechada.
  • Bares e restaurantes: o atendimento presencial deve continuar proibido no novo decreto. Eles vão continuar atendendo pelos sistemas de delivery, pegue e leve e drive-thru nos dias em que a região em que eles estão estiver liberada para abrir.
  • Celebrações religiosas: o documento prevê limitação de 30% da capacidade e com intervalo de 3h entre os eventos. O aconselhamento individual deverá ser agendado com antecedência, de segunda-feira a domingo, com atenção aos protocolos sanitários.
  • Construção civil: poderá trabalhar de segunda a sexta-feira, mas com a responsabilidade de transporte pelo empregador.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias