Home / Esportes

ESPORTES

Vila Nova x Atlético- GO. O que esperar da final do Campeonato Goiano ?

Duelo da final já começou agitado após discussões entre dirigentes dos clubes

DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO

Vila Nova e Atlético Goianiense protagonizam uma das finais mais esperadas da história do Campeonato Goiano. De um lado, o Vila Nova que não vence o estadual há quase 20 anos, do outro, o Atlético que busca o tricampeonato de forma consecutiva, feito que o clube nunca conseguiu no Goianão. Uma curiosidade interessante, é que embora as duas equipes são a segunda ( Atlético-GO ) e terceira ( Vila Nova ) maiores campeãs do estadual, elas nunca se enfrentaram em uma final, se tratando desse formato atual da competição.

Vila Nova : vamos começar falando da equipe mandante do primeiro jogo, a equipe Colorada conseguiu a classificação para a final em cima da Aparecidense, pelo placar de 3x0 no OBA, depois do primeiro jogo ter acabado 2x0 para o camaleão, o Vila conseguiu no agregado dos dois jogos a vaga na finalíssima. O tigrão vem de duas classificações seguidas, a primeira na Copa Verde contra seu maior rival Goiás e a segunda como já mencionado, contra a Aparecidense. O clube que enfrentava desconfiança da sua torcida após jogos difíceis contra o Goianésia, nas quartas de finais do Campeonato Goiano, resolveu trazer de volta o experiente técnico Márcio Fernandes, mesmo o treinador sendo bicampeão da série C com o clube goiano, boa parte da torcida não gostou da contratação, e hoje se rendem ao belo trabalho até então de Márcio. O Tigrão que vem de uma maratona de decisões esperar se sair como vencedor em mais uma.

Atlético Goianiense : o Dragão vem embalado, a equipe não sabe o que é empatar ou perder a 13 jogos ( maior sequência de sua história ), chega como o grande favorito a levar a taça, embora comissão técnica e jogadores pregam a igualdade nesse critério para a decisão. O rubro-negro que indiscutivelmente é a equipe do Centro-Oeste que mais tenha tido sucesso nessa e na última década, pretende continuar a boa fase que os comandados por Jair Ventura vem tendo para carregar consigo o troféu para Campinas.

Hugo Jorge Bravo x Adson Batista

O duelo de domingo (31) já começou após a vitória do Vila Nova contra a Aparecidense, onde o presidente do Vila Nova, Hugo Jorge Bravo, disse na entrevista coletiva pós jogo que iria comunicar a Federação Goiana de Futebol, Polícia Militar do estado de Goiás e Ministério Público para que fosse garantido os 10% para a torcida visitante, e também disse para o presidente do Atlético ´´calçar a sandalinha da humildade``. Romário Policarpo, Presidente da Câmara Municipal de Goiânia e Diretor do colorado, deu entrevista à Rádio Bandeirantes Goiás, na qual disse que também exigiria a carga de ingresso para o visitante no Antônio Accioly, e que o seu amigo pessoal, Adson batista poderia desligar o secador e tirar a camisa da Aparecidense.

Adson Batista, presidente do Dragão, foi informado por jornalistas sobre as declarações de Hugo Bravo e Romário Policarpo, dirigentes Colorados, ele cedeu entrevista via telefone a rádios da capital, em declarações disse que o Atlético vai preservar o seu torcedor ( sobre os jogos terem duas torcidas ), e que o estádio Onésio Brasileiro Alvarenga não tem condições nenhuma de receber torcida visitante, ele preserva pela segurança de seus torcedores, por isso opta pelos duelos das finais tenha somente a torcida mandante presente. O presidente Atleticano afirmou que realmente a relação dele com Hugo Jorge Bravo não é boa.

Depois das declarações de Adson, Hugo rebateu e disse que o OBA tem condições de receber clubes como Cruzeiro e Vasco, então também teria condições de receber a torcida atleticana. O presidente colorado também alfinetou o presidente rubro-negro, falando :´´o Adson é um torcedor do Vila que hoje conduz o Atlético´´. Mesmo com a ´´briga´´ entre os dois, Hugo admitiu que hoje não tem nenhum dirigente no futebol goiano para ´´engraxar`` a chuteira de Adson Batista, enaltecendo o trabalho do dirigente do Dragão. Depois das entrevistas na quarta-feira (27), não tivemos mais declarações de ambos.

Federação nega pedido :

A Federação Goiana de Futebol, negou o pedido do Vila Nova para que a final tivesse a presença de duas torcidas no mesmo estádio, proibição que ocorre a vários anos nos clássicos entre Vila, Atlético e Goiás. Em nota, Ronei Freitas cita que o tema nem foi debatido nos Conselhos Técnicos de 2021,2022 e 2023. O colorado cita o ART. 98 da CBF, onde prevê a venda de ingressos para a torcida visitante, mas Ronei explicou que o regulamento é exclusivo para competições realizadas e promovidas pela CBF, algo que não se encaixa o Campeonato Goiano 2024.

Entre discussões de ambas as partes, o que podemos esperar para esse duelo é um jogo muito quente, no sentido de ânimos dos times e muita vontade para os dois lados, pois ninguém quer sair como derrotado dessa grande final. O Vila Nova tem em Alesson a sua esperança de gols e boas jogadas para esse jogo de ida, já o Atlético têm em Luiz Fernando, vice artilheiro da competição, o seu desejo de assistências e gols.

POSSÍVEIS ESCALAÇÕES :

Vila Nova : Dênis Jr, Matheus Pivô, Ruan Santos, Quintero, Roberto, Ralf, João Vitor, Bruno Matias, Estevão, Alesson, Henrique Almeida. TEC: Márcio Fernandes

ATLÉTICO-GO : Ronaldo, Tubarão, Alix, Adriano Martins. Romão, Roni, Baralhas, Shaylon, Alejo, Luiz Fernando, Emiliano R. TEC: Jair Ventura.

ARBITRAGEM :

Árbitro: André Luiz Castro (GO)

Assistente 1: Hugo Correa (GO)

Assistente 2: Tiego dos Santos (GO)

Árbitro de Vídeo (VAR): Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)

DATA, HORÁRIO E LOCAL :

31/03, 16h, estádio Onésio Brasileiro Alvarenga.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias