Home / Nacional

Esporte: Nacional

Vila fica a uma vitória de conquistar o acesso

Juan Christian brilha no OBA e ‘Tigrão’, quarto lugar com 61 pontos, tem oportunidade para classificação

Vila Nova vence Ceará e chega na rodada final apto para subir – Imagem: Divulgação/Vila Nova Vila Nova vence Ceará e chega na rodada final apto para subir – Imagem: Divulgação/Vila Nova

		Vila fica a uma vitória de conquistar o acesso
Vila Nova vence Ceará e chega na rodada final apto para subir – Imagem: Divulgação/Vila Nova. Imagem: Divulgação/Vila Nova


Determinado e agressivo na penúltima rodada, iniciada no sábado, 18, o Vila Nova, sabendo se tratar de um dos jogos mais importantes de sua história, chegou ao primeiro gol contra o Ceará no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA) já com pouco mais de um minuto de bola rolando, com Juan Christian, que se constituiu no melhor jogador da partida, marcando duas vezes, e ajudando diretamente em mais um.

A Série B do Campeonato Brasileiro tem toda uma mística, ano após ano, somando os 20 competidores. O nordestino apelidado de Vozão se mostrou disposto, logrando êxito com Bissoli, ao empatar aos 39 minutos, via cobrança de pênalti (cometido por Rodrigo Gelado, em toque de mão – VAR em ação). Um a um no movimentadíssimo primeiro tempo, inclusive para os dois goleiros, com duração de 56 minutos cronometrados, devido pausa para hidratação, aos 28.

Veio a segunda etapa e, o Vila chegou avassalador, marcando duas vezes em menos de três minutos: Juan Christian deixou mais um, aos oito e, Caio Dantas alargou o placar, aos dez. Nas duas oportunidades, aproveitando rebotes da defesa adversária.

Ao cometer falta quando o relógio cravava 39 minutos, o goleiro visitante Bruno Ferreira foi expulso, em período do jogo que apresentava os cearenses abatidos e os goianos ainda querendo mais.

Vila Nova, quarto lugar, contabilizando 61 pontos.

Emoções derradeiras

Campeão em 2023, somando 72 pontos, o Vitória derrotou hoje por 1 a 0, no Barradão, em Salvador-BA, o Sport (oitavo colocado, 60 pontos, concorrente direto do Vila e do Atlético Goianiense [quinto, 61; perde para o Vila em critérios de desempate], que no sábado se viu goleado em 4 a 1 pelo Mirassol, sétimo, com 60).

Na segunda colocação, o Criciúma (outro classificado para o Brasileirão da Série A/2024), com 64 pontos, que igualmente jogou, ganhando de 3 a 0 do Botafogo de Ribeirão Preto.

O Juventude, mais um desfilante dos gramados hoje – 0 a 0 contra a Ponte Preta (de luta ferrenha contra o rebaixamento), em casa –, e, figura na terceira posição, com 62.

Outro time com possibilidade matemática de subir é o Novorizontino, que venceu ontem o rebaixado Londrina por 1 a 0 no interior paranaense, ajudando abrir a rodada, que momentos antes teve um 0 a 0 para Ituano e Chapecoense, os dois na mesma situação da Ponte.

Outras duas pelejas amanhã: CRB (não subiu, mas, não descerá para a Série C) e Tombense (tentando permanecer); e, Sampaio Correa (num sufoco tremendo, com risco drástico de cair) e Avaí (depende de um empate para se livrar do rebaixamento).

Na despedida da competição, o Vila Nova jogará contra o lanterna ABC, 22 pontos, no estádio Fraqueirão, em Natal-RN.

Ou seja, após os jogos do sábado: sete estão na disputa por duas vagas restantes. Todos os dez jogos da rodada final estão agendados para o sábado 25, às 17h.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias