Home / Esportes

ESPORTES

LEDterapia: Entenda a nova técnica que é utilizada na área esportiva

O tratamento é utilizado na recuperação muscular de atletas esportivos

@freepik / DINO @freepik / DINO

Com o passar dos anos, as novas tecnologias no mundo dos esportes têm permitido maiores performances físicas e mentais dos atletas. Porém isso só é possível, porque existem muitos profissionais e recursos envolvidos neste meio. Dentre as novas tecnologias, o tratamento com LED já vem sendo utilizado a alguns anos, sua função é auxiliar fisioterapeutas para que seus atletas possuam uma melhor performance na área esportiva.

Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), o fisioterapeuta esportivo tem como principal objetivo a prevenção de lesões, assim como, auxiliar nos processos de recuperações funcionais. Algumas técnicas realizadas por esses profissionais são: liberação miofascial, massoterapia, terapia fria, e dentre elas o uso da LEDterapia.

A lesão muscular, é um problema que afeta a maioria dos atletas esportivos, o que leva alguns profissionais a buscarem os metódos de recovery muscular.

De acordo como fisioterapeuta esportivo, Anderson Kirihara (CREFITO 8/ 43.338 - F), é necessário que o fisioterapeuta possua as ferramentas adequadas no processo de recuperação muscular de seus atletas.

"É necessário que um fisioterapeuta tenha as ferramentas e conhecimento adequados para tornar o recovery muscular possível, já que 1% de ganho marginal para um atleta pode ser a diferença entre a vitória e a derrota", disse Anderson.

O LED no organismo realiza o processo de fotobiomodulação. A prática é estudada em diversas clínicas das áreas da saúde.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias