Home / Esportes

ESPORTES

Vila Nova pode conquistar Goianão depois de 16 anos, mas o que mudou nesse período?

Vila Nova e Grêmio Anápolis se enfrentam neste domingo, 16, pela primeira partida da final do Goianão 2021, no Estádio Jonas Duarte em Anápolis. De um lado uma equipe que tem a chance de conquistar o estadual pela primeira vez, do outro um time que já conseguiu levantar a taça, no entanto, desde 2005 não sabe como é conquistar o título de campeão estadual da temporada, ou seja, há 16 anos.

É, muita coisa realmente mudou desde a última vez que o Vila conquistou o título da primeira divisão do campeonato estadual. Entre as principais mudanças que podem ser citadas, estão o surgimento das maiores redes sociais do mundo na atualidade.

Das redes existentes hoje, apenas o Facebook de Mark Zukeberg foi capaz de ver o colorado ser campeão em 2005, isto porque a rede foi criada em 2004. Outro que também foi capaz de ver o Vila Nova ser campeão e conquistar o título ao vencer o Goiás foi o maior site de vídeos da internet, o Youtube que passa existir a partir de fevereiro do ano do último título estadual conquistado pelo colorado.

Harlei era o goleiro do Goiás na ocasião do título conquistado pelo Vila Nova em 2005

Na ocasião vale destacar que o hoje atual dirigente do Goiás, Harlei Menezes, que chegou a vestir a camisa colorada, era o goleiro esmeraldino naquela temporada e o hoje o mesmo atual como dirigente.

Entre as mudanças citadas, o que nós vemos atualmente como as lives dos cantores e mais diversos artistas, começaram a ser feitas por volta de 2006. Entre as primeiras transmissões pela internet, se destaca o Jornal Diário da Manhã, com a sua Webtv que fez a primeira transmissão online de um campeonato estadual.

A rede mais popular usada hoje não apenas por jovens, mas por grande parte da população, Instagram só aparece no cenário mundial em 2010. Nos últimos 16 anos, tempo em que o Vila não conquista um título da primeira divisão estadual, o colorado conseguiu cair para a série C do Campeonato Brasileiro, bater na trave em três ocasiões para subir à Seria do Campeonato Brasileiro e ser rebaixado para a Divisão de Acesso.

O ano mais tenso nesse período para o Tigre foi justamente 2015, quando a equipe foi rebaixada para a Divisão de Acesso e também para a terceira divisão do campeonato nacional. No entanto, o Vila conseguiu voltar a primeira divisão do Campeonato Estadual como campeão da segundona, retornar a Série B.

E depois de voltar para a elite do futebol estadual, o Vila Nova bateu na porta para conquistar o título, isso em 2017. Mas, infelizmente para torcida colorada não foi capaz de superar o arquirrival Goiás, e viu o esmeraldino conquistar o título naquela temporada.

O clube colorado no entanto volta a decisão do Campeonato Estadual depois de quatro anos, e em uma final inédita, onde o adversário é o Grêmio Anápolis e tem a chance de conquistar o título pela primeira vez; já o Vila Nova tem a chance de conquistar o Campeonato Goiano da primeira divisão depois de 16 anos.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias