Home / Esportes

ESPORTES

Comitê Olímpico do Brasil vê pelo menos 40 nomes com boas chances de medalhas em Tóquio

No dia 23 de junho, em apenas 70 dias, começam as Olimpíadas no Japão. Por mais que não seja amplamente divulgado, o Brasil tem um objetivo na Terra do Sol Nascente: superar o número de conquistas do Rio de Janeiro. Há cinco anos, o país encerrava as Olimpíadas com 19 medalhas conquistadas, sendo sete de ouro, seis de prata e seis de bronze.

Para 2021, a meta é uma medalha a mais que em 2016. Porém, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) entende que as projeções mudaram. O adiamento da competição em um ano, algo que nunca havia acontecido na história dos Jogos Olímpicos, traz algumas incertezas para a entidade.

Mas onde há incertezas também pode haver boas expectativas - e isso não falta dentro da delegação brasileira. Conheceremos agora alguns dos principais candidatos a pódios no Japão.

Para conquistar uma medalha é necessário, obviamente, alcançar a decisão. Dos 223 atletas brasileiros que até agora conquistaram a vaga para os Jogos Olímpicos na Ásia, o COB considera cerca de 40 nomes com grandes postulantes a uma posição no pódio.

Alguns deles são considerados fortes candidatos para a medalha de ouro, como é o caso de Pâmela Rosa, do skate e de Gabriel Medina e Ítalo Ferreira, do surfe. Pâmela é campeã mundial de skate street e líder do ranking mundial. Ítalo é o atual campeão do circuito mundial, posto que Medina ocupou por duas vezes, em 2014 e 2018.

O canoísta em velocidade Isaquias Queiroz, detentor de três medalhas olímpicas, é o atual campeão mundial da categoria C1 1000m e medalha de bronze na C2 1000m, onde faz parceria com Erlon Souza.

Martine Grael e Kahena Kunze, atuais campeãs olímpicas da vela na categoria 49er FX, se separaram depois da vitória no Rio e em 2018 reeditaram a dupla ouro olímpico. As vitórias no evento-teste para as Olimpíadas e no Mundial em 2019 mostraram que mesmo estando dois anos afastadas o entrosamento está em dia.

O vôlei é outra modalidade que o Brasil vê como boa oportunidade de beliscar uma medalha de ouro, tanto na quadra, com o atual time campeão, quanto na praia, com Ághata e Duda.

Outras modalidades podem brigar por uma vaga no pódio. O judô, que tradicionalmente está entre as cabeças da modalidade, também é esperança de medalha. Mayra Aguiar, bicampeã mundial e com duas medalhas olímpicas de bronze no currículo, em Londres 2012 e no Rio 2016, é grande candidata a subir no pódio novamente.

O ginasta Arthur Zanetti, Henrique Avancini no montain bike e a própria seleção masculina no futebol também são considerados candidatos para colocarem uma medalha no peito em Tóquio.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias