Home / Esportes

ESPORTES

Última rodada do Goianão decide últimos classificados e rebaixados

Depois de nove rodadas, a primeira fase do Campeonato Goiano 2021 chega ao fim nesta quinta-feira (22) com vagas para liderança, classificação e rebaixamento em aberto. Todas as partidas da décima e última rodada do estadual serão disputadas simultaneamente, às 15h30.

No Grupo A, três das quatro vagas disponíveis já estão ocupadas, já que Atlético-GO, Grêmio Anápolis e Anápolis estão garantidos nas quartas. A Jataiense, que passou a metade do torneio como séria candidata ao rebaixamento, depende só de si para avançar.

Mas a missão não será fácil. A Raposa precisa passar pelo Dragão, dono da melhor campanha geral até aqui. Caso não vença, dependerá do resultado de Crac e Itumbiara, que fazem confronto direto: quem vencer pode se classificar dependendo do resultado de Jataiense x Atlético-GO. Quem perder será rebaixado.

A terceira partida do Grupo A é o clássico entre Grêmio Anápolis e Anápolis. Com a classificação garantida, somar três pontos será útil na hora de decidir em casa, já que a equipe com a maior pontuação geral tem essa vantagem. O Galo da Comarca tem 13 pontos e está em terceiro, enquanto o GEA ocupa a segunda colocação, com 17 pontos.

No Grupo B, Vila Nova e Aparecidense brigam pela liderança, enquanto o Goiás, terceiro colocado, precisa só de um empate para garantir presença no mata-mata, mas também pode ser eliminado.

O Vila encara o Jaraguá, que faz o jogo da vida no Amintas de Freitas. O Gavião da Serra é o lanterna do grupo com sete pontos e não pode pensar em qualquer outro resultado se não a vitória. O Tigrão, por sua vez, precisa vencer para manter a primeira colocação.

Mas ao Jaraguá só a vitória não é o suficiente. O Gavião precisa que o Iporá, que enfrenta o Goiás, seja derrotado. O Lobo Guará entra em campo vivendo uma situação curiosa: a equipe do sul do estado pode tanto se classificar, ser rebaixada ou apenas ser eliminada da competição.

O time iporaense está em quinto lugar, com dez pontos. Caso vença, ultrapassa o Goiás, que tem 11 pontos, e se classifica. Se empatar, mantém a permanência na primeira divisão e até pode avançar às quartas - mas para isso acontecer o Goianésia precisa perder por no mínimo sete gols de diferença. Em caso de derrota, o Lobo Guará precisa torcer contra o Jaraguá para não cair.

Jogando fora de casa, a Aparecidense, que está tranquila na segunda posição do grupo, precisa, além de vencer o Goianésia, que o Vila não vença em Jaraguá para tomar a ponta do Grupo B. O Camaleão só perde a segunda posição se o Goiás tirar uma diferença de dez gols. Já o Azulão precisa vencer para se classificar direto, sem depender do resultado de Goiás x Iporá. O atual vice-campeão estadual não corre riscos de ser rebaixado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias