Esportes

Governo de Goiás inaugura ginásio de esportes em Vila Propício, na região do Vale do São Patrício

Aguardada há 15 anos pela população, obra foi retomada na gestão do governador Ronaldo Caiado, por meio de parceria entre Goinfra e Secretaria de Esporte e Lazer. “Espaço como este entusiasma todo município”, destaca presidente Pedro Sales, ao lado do secretário Henderson Rodrigues, que completa: “esporte é mola mestre para tirar jovens do caminho de coisas negativas”

diario da manha
Fotos: Hegon Correa

O Governo de Goiás, por meio da ação integrada entre a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), inaugurou nesta terça-feira (06/04), o Ginásio Estadual de Esportes de Vila Propício, município da região do Vale do São Patrício. A obra era aguardada pela população há 15 anos, tempo em que foi iniciada e passou por paralisações, sendo retomada e concluída pelo governador Ronaldo Caiado.

O presidente da Goinfra, Pedro Sales, e o titular da Seel, Henderson Rodrigues, fizeram a entrega do espaço e celebraram os benefícios que o ginásio trará à comunidade. “O esporte, de forma geral, transforma a vida das pessoas e deixa legados de disciplina, companheirismo e sociabilidade. Um ginásio como esse entusiasma todo município, as crianças e jovens que estão iniciando uma prática esportiva”, enalteceu.

O secretário Henderson Rodrigues ressaltou a importância de oferecer infraestrutura esportiva para municípios do interior do Estado. “Quando chegamos à Seel, o governador Ronaldo Caiado garantiu as condições de infraestrutura e me pediu para desenvolver as atividades de esporte e lazer. Esse ginásio é de fundamental importância, já que o esporte é a mola mestre para tirar os jovens do caminho das drogas e outras coisas negativas”, cravou.

Estrutura

O ginásio é composto por uma quadra poliesportiva para as práticas de voleibol, basquete e futebol de salão, possui dois degraus de arquibancada, sanitários masculinos, femininos e vestiários. A iluminação da quadra, e do estacionamento, é do tipo led, com maior vida útil e menor consumo de energia elétrica. O piso foi construído seguindo as diretrizes técnicas para auxiliar os praticantes de atividades físicas no espaço.

Pedro Sales ressaltou que a unidade de Vila Propício é um dos três ginásios que estavam com obras paralisadas e que foram retomadas na gestão Caiado. O primeiro, no município de Baliza, foi entregue em 2020. O próximo a ser inaugurado é de Bonópolis, que está em execução pela Goinfra.

Prefeito de Vila Propício, Waldilei José de Lemos agradeceu pela conclusão do ginásio de esportes. “O Governo de Goiás está inovando no esporte e em todos os outros setores, fazendo os recursos e serviços chegarem aos municípios pequenos, independente de posições políticas. Só temos a agradecer à Goinfra e à Secretaria de Esporte e Lazer, e também ao governador Ronaldo Caiado”, pontuou o mandatário.

Impulso ao esporte

Henderson aproveitou a entrega para alinhar outras ações planejadas para o desenvolvimento do esporte em todo o Estado. “Estamos preparando a volta dos Jogos Abertos, movimentando todas as regionais e com as finais em Goiânia. Também temos programas como o Pró-Atleta e o Pró-Esporte, que está em fase de desenvolvimento, além da iniciação esportiva e o paradesporto, esperando a pandemia acabar para voltar às atividades. A minoria das crianças e adolescentes vai chegar ao alto rendimento, mas o mais importante é o desenvolvimento do caráter e da disciplina do cidadão”, afirmou o titular da pasta.

Comentários