Home / Esportes

ESPORTES

Palmeiras perde para Al Ahly nos pênaltis e fica na quarta posição no Mundial

O Palmeiras encarou o Al Ahly, do Egito, pela disputa do terceiro lugar no Estádio Cidade da Educação, em Doha, e viveu uma nova decepção no torneio: como se não bastasse ao torcedor a derrota para o Tigres na semifinal, o Verdão perdeu novamente, desta vez nos pênaltis, por 3x2 depois do empate sem gols no tempo regulamentar.

Os egípcios repetem a campanha de 2006, a melhor da equipe até então, e ficam novamente na terceira colocação. O alviverde por sua vez encerrou sua participação no Mundial com duas marcas negativas: o pior ataque - das seis equipes que jogaram o campeonato, o Palmeiras foi o único que não marcou um gol - e foi o primeiro campeão da Libertadores a não conquistar o terceiro lugar, se tornando dona da pior campanha de uma equipe sul-americana no torneio.

Foi um primeiro tempo fraco mas, na balança, os egípcios tiveram as melhores chances de passar à frente no placar. O Palmeiras tentou criar jogadas de ataque com bola trabalhada, mas esbarrava na marcação da equipe rubro-negra, que por sua vez, vendo que suas jogadas de ataque estavam encaixando, começou a subir mais as linhas.

Aos 25 veio a chance mais clara. Felipe Melo se atrapalhou com a bola nos pés na frente da área e perdeu para El Soleya, que invadiu e bateu cruzado. Bwalya, que entrava na segunda trave, não conseguiu chegar a tempo de empurrar para o gol.

O Palmeiras só acordou aos 32, depois de chute de Rony, com perigo. Conseguiu equilibrar as ações quando o time egípcio começou a abusar dos lançamentos nas tentativas de contra-ataque. Rony e Luiz Adriano tiveram chances de abrir o placar de cabeça, mas pararam em El Shenawy. No fim, o nervosismo atrapalhou os dois lados.

SEM CRIATIVIDADE, SEM GOLS

Palmeiras sofreu com a falta de criatividade no Mundial (Foto: Getty Images)

Já na segunda etapa o Palmeiras voltou melhor. A equipe até dominou o meio de campo, mas nada que fosse suficiente para abrir o placar já que não conseguia evoluir para o ataque - criatividade foi um grande problema para o Verdão no campeonato. 

O Al Ahly, por sua vez, deixou a equipe palmeirense com a bola, mas quando a tinha sob seu domínio conseguia assustar a defesa do time paulista. Aos 21 minutos os egípcios até abriram o placar, mas não valeu. El Soleya completou o cruzamento de primeira e Weverton fez ótima defesa. Na sobra, Ajayi chegou batendo, mas estava à frente no primeiro lance.

Com um segundo tempo fraco, com ares de amistoso, a partida terminou sem gols e foi para as penalidades. Nas cobranças, Rony e Felipe Melo pararam em El Shenawy e Luiz Adriano, que mandou para fora, ajudaram o Al Ahly. Weverton chegou a defender a cobrança de El Soleya e viu Mohsen mandar na trave, mas não foi suficiente para evitar que o alvirrubro ficasse com a terceira colocação no Mundial.

Resta aos paulistas concentrar forças nas cinco rodadas restantes no Brasileirão e na final da Copa do Brasil, contra o Grêmio, nos dias 28 de fevereiro e 7 de março.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias