Home / Esportes

ESPORTES

Goianão 2021 começa já no domingo com novidade no formato de disputa

Mal a temporada 2020 termina, a de 2021 já bate na porta. No domingo (28) começa o Campeonato Goiano para 12 equipes. Atlético-GO, Jataiense, Crac, Itumbiara, Grêmio Anápolis, Anápolis, Goiás, Vila Nova, Goianésia, Aparecidense, Iporá e Jaraguá brigarão pelo título de melhor equipe do futebol goiano.

As duas equipes que decidem o título de 2020, Atlético-GO e Goianésia, terão suas primeiras partidas adiadas. O Dragão encara o Jataiense em casa, enquanto o Azulão recebe a Aparecidense. Ambas partidas foram remarcadas para o próximo dia 10.

Diferentemente das edições dos anos anteriores, no Goianão 2021 os clubes se enfrentam dentro das próprias chaves em partidas de ida e volta. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas, enquanto os dois que ficarem na última colocação de seus respectivos grupos serão rebaixados.

Ao todo, oito equipes se classificam para as quartas. O primeiro colocado de cada grupo enfrenta o quarto colocado do outro, enquanto segundos e terceiros de cada disputam entre si. Os confrontos das fases mata-mata serão disputados em jogos de ida e volta. A equipe de melhor campanha na primeira fase tem a vantagem de decidir em casa. O mesmo esquema funcionará para as semis e a final. 

Sem vencer um título desde 2015, Vila Nova estreia em casa contra o Jaraguá (Foto: Divulgação/Vila Nova)

O campeonato começa com o confronto entre Iporá e Goiás, às 15h30, no Ferreirão. Os donos da casa terminaram a competição de 2020 em décimo, com 14 pontos, três a mais que o Goiânia, rebaixado para a Divisão de Acesso com 11.

Já o Esmeraldino, que vê o estadual como primeiro passo na reconstrução depois da péssima temporada de 2020, foi o segundo colocado na primeira fase com 22 pontos, mas no mata-mata caiu em casa para a Aparecidense.

Os outros três que completam momentaneamente a primeira rodada acontecem simultaneamente, às 16h. De volta à primeira divisão estadual, o Itumbiara enfrenta o Crac em casa. Em Anápolis, o clássico entre Grêmio Anápolis e Anápolis movimenta a cidade na primeira rodada.

Reeditando um dos confrontos das quartas de final da edição de 2020 do Goianão, o Vila Nova enfrentará o Jaguará no Onésio Brasileiro Alvarenga. Na ocasião, o Tigrão caiu para o Gavião da Serra fora de casa e acabou eliminado, aumentando o período de seca de títulos estaduais do Vila, que não é campeão goiano desde 2005. O Jaraguá acabou eliminado pelo Goianésia na semifinal. 

O Goianão dará vaga para três torneios de 2022: Copa do Brasil, Série D (exceto para Atlético-GO, Goiás e Vila Nova, que disputam as Séries A e B) e para a Copa Verde.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias