Home / Esportes

ESPORTES

Bayern vence Tigres na final do Mundial e conquista o sexto título na temporada

Sem fazer muita força, o Bayern de Munique venceu o Tigres, do México, na grande final do Mundial de Clubes em Doha, no Catar. Os alemães venceram por 1x0 com gol de Pavard e venceram o torneio pela quarta vez (1976, 2001, 2013 e 2020).

Com a conquista, os bávaros chegaram ao sexto título da temporada (Campeonato Alemão, Copa da Alemanha, Champions League, Supercopa da Alemanha, Supercopa da Europa e Mundial de Clubes), e igualaram o feito do Barcelona em 2009, vencendo todos os torneios que disputou.

Os mexicanos, vice-campeões, ficam com a melhor campanha de uma equipe do país e da Concacaf no Mundial de Clubes.

O primeiro tempo foi aquilo que todos imaginavam: o Bayern de Munique com mais posse e criando as melhores oportunidades. Mas ninguém contaria que os alemães teriam dificuldades para encontrar espaços na defesa mexicana. O Tigres esteve atento na função defensiva durante toda a etapa inicial e conseguiu frear em parte as ofensivas bávaras.

Com um sistema ofensivo tão bem organizado, restou ao Bayern arriscar de fora. Aos 17 minutos, Kimmich bateu de três dedos e a bola só parou no gol, mas a arbitragem anulou porque Lewandowski, impedido, interferiu na visão do goleiro. Aos 33, Sané mandou na trave depois da cobrança rápida de escanteio.

A equipe mexicana também teve dificuldades de criar jogadas. Contra os alemães, Gignac se apresentava muito mais para receber os passes longe da área se comparada às duas vitórias anteriores contra Ulsan Hyundai e Palmeiras. Quiñones era a válvula de escape mexicana, mas não conseguia evoluir muito devido às fortes marcações de Süle e Davies.

SEM ESFORÇO

Pavard foi o autor do gol alemão (Foto: Getty Images)

Na segunda etapa, o Bayern continuou pressionando e chegou ao gol aos 13 minutos. Depois do levantamento para a área, Lewandowski disputou no alto com o goleiro Guzmán. Na sobra, Pavard completou para marcar. A arbitragem marcou impedimento do polonês num primeiro momento, mas o VAR checou e viu posição legal, validando o gol. Ainda assim há questionamentos. Segundo Paulo César Oliveira, comentarista de arbitragem do SporTV, o lance deveria ter sido invalidado pois, na disputa com o goleiro do Tigres, o atacante do Bayern tocou com o braço.

Depois do gol o cenário se manteve parecido com o do primeiro tempo. Porém, com as mudanças de Hans-Dieter Flick na equipe de Munique, os bávaros passaram a ter muito mais chances de marcar, o que não aconteceu graças a Guzmán. Choupo-Moting teve duas oportunidades, Douglas Costa e Tolisso uma cada. Salcedo quase fez gol contra num recuo de cabeça para o goleiro.

O Tigres não teve muito o que fazer. Tentou sair para o ataque, mas não conseguiu passar pela muralha alemã. No fim do jogo, restou aos mexicanos contentarem-se com a medalha de prata.

OS MELHORES

Kimmich, Lewandowski e Gignac: melhores do torneio (Foto: Getty Images)

Robert Lewandowski, Andre-Pierre Gignac e Joshua Kimmich foram escolhidos os melhores do torneio. O francês do Tigres, com três gols, ficou com a artilharia da competição.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias