Home / Esportes

ESPORTES

Primeira fase do Goianão 2020 chega ao fim com definição dos classificados e rebaixados

Um ano e seis dias depois do início das disputas, a fase de grupos do Goianão 2020 chega ao fim. Suspensa devido a pandemia do novo coronavírus em março do ano passado, a competição retornou no último dia 13 de janeiro e encerrou a primeira fase nesta quinta-feira (28). Atlético-GO, Goiás, Jaraguá, Goianésia, CRAC, Vila Nova, Aparecidense e Anápolis garantiram classificação para as quartas. Grêmio Anápolis e Iporá garantiram a permanência na primeira divisão, enquanto o Goiânia se juntou ao já rebaixado Anapolina e jogará a divisão de acesso na edição de 2021. 

Dos oito classificados apenas o Dragão não corria riscos de perder a posição. Entrou em campo para encarar o CRAC em primeiro, com 26 pontos, e não poderia ser mais alcançado na liderança. A equipe de Catalão aproveitou um Atlético muito modificado e venceu por 5x3 no Estádio da Serrinha - o Estádio Genervino da Fonseca, casa dos calatanos, está interditado. O Leão do Sul foi aos 17 pontos e terminou a primeira fase na quinta colocação. 

O Goiás, que venceu o Goianésia fora de casa com o time reserva, de virada, por 3x2, fechou a primeira fase em segundo, com 22 pontos. O Esmeraldino se valeu da derrota do Jaraguá para a Aparecidense por 1x0 e ultrapassou a equipe do Vale. Os goianesienses ocupam a quarta posição, com 18 pontos. Com a vitória sobre o Jaraguá, o Camaleão foi aos 15 pontos, subiu para a sétima posição e garantiu vaga para as quartas.

O Anápolis visitou o Iporá e garantiu a última vaga para a fase eliminatória depois do empate por 1x1, no Estádio Ferreirão. O Lobo Guará não conseguiu a classificação, mas em contrapartida se mantém na primeira divisão para 2021, encerrando a primeira fase em décimo, com 14 pontos. Já o Galo da Comarca foi a 15 pontos, mas ficou atrás da Aparecidense no número de vitórias.

O Grêmio Anápolis entrou em campo no Jonas Duarte para encarar a já rebaixada Anapolina ainda correndo risco de descenso, mas também com chances de classificação. Bateu a Xata por 2x1 e não conseguiu se classificar, mas fugiu do rebaixamento.

A última vaga para a Divisão de Acesso ficou com o Goiânia, que foi atropelado pelo Vila Nova por 6x0. O Leão foi aos 16 pontos e terminou a primeira fase na nona posição. Já o Galo, que fechou a primeira fase com 11 pontos, volta a cair depois de dois anos na elite.

As partidas da próxima fase do Goianão 2020 serão disputadas em jogo único e eliminatório. Atlético-GO x Anápolis, Goiás x Aparecidense, Jaraguá x Vila Nova e Goianésia x CRAC serão os duelos das quartas de final. A FGF ainda definirá as datas e horários dos confrontos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias