Home / Esportes

ESPORTES

As inovações tecnologias por trás da Bundesliga

Não foi só o VAR uma das maiores inovações tecnológicas inseridas no Campeonato Alemão, a Bundesliga. Além dele, hoje é possível chegar a estatísticas precisas durante toda uma partida.

O serviço conhecido como Match Facts é capaz de revelar números nunca antes vistos. É possível saber qual a chance de gol de um jogador ao chutar ou passar para um companheiro. Isso é comprovado na vitória de 3 a 0 do Bayern de Munique sob o Shalke, quando o Match Facts identificou que Lewandowski, ao passar a bola para seu companheiro, aumentou de 19% para 53% as chances de gol da equipe.

Esse tipo de estatística não substitui o sentimento de assistir à partida, porém faz com que os relatórios de pós jogo sejam muito precisos. É possível identificar, em número, os motivos de uma vitória ou derrota de uma equipe.

Match Facts

A tecnologia que foi criada em parceria com a Amazon Web Services traz fatos novos a partida. Os torcedores agora poderão ter informações dos estilos de jogos dos times, através dos posicionamentos dos jogadores. Um outro novo detalhe é a possibilidade da Bundesliga de identificar as probabilidades de gol de um atleta em específico, através da tecnologia Amazon SageMaker, que se baseia em Machine Learning.

O maior objetivo da Bundesliga com o Match Facts é acrescentar informações valiosas para a narração da partida, enriquecendo ainda mais as transmissões. Um outro exemplo, são as chances de 6% do gol por cobertura de Joshua Kimmich, na vitória do Bayern sobre o rival, Borussia Dortmund. Confirma o vídeo do lance:

Tecnologias por atrás da Bundesliga

O campeonato alemão é muito ativo, quando o assunto é inovações tecnológicas. O canal no YouTube é bastante utilizado, com lances e gols. Em 2007, a liga foi a segunda grande competição a aderir a tecnologia de câmeras nas linhas de gol. Tecnologia essa, que ajuda os árbitros na identificação de gols (bola passar ou não da linha).

A Bundesliga faz questão de controlar toda a cadeia de produção de transmissões. Durante conversa com o time da Betway Esportes, casa de apostas online , o presidente de inovação digital, Andreas Heyden disse que para melhor servir às empresas de mídia a liga precisa agir como uma. "Acredito que cada liga precisa definir seu próprio caminho e o nosso foi reconhecer que sucesso é cíclico".

“O torcedor de TV é livre para fazer outras coisas. Se o jogo estiver chato, ele precisa de mais artifícios para continuar vendo. No estádio, temos 50.000 perspectivas diferentes. A TV precisa de cinco ou dez câmeras para imitar isso”, diz. “Não me entenda errado. Inovação é parte do futebol. O jogo se desenvolve o tempo inteiro, mas, para o torcedor de estádio, é um evento social também. Encontramos amigos e vivemos nossos rituais. Fazemos mais do que apenas ver futebol e beber cerveja”, afirmou Heyden em sua entrevista.

Essa estratégia, adotada pela Bundesliga, gera ótimos números de receita. Todos os clubes tiveram receita combinada de mais de 4 bilhões de Euros. E mesmo com a pandemia de COVID-19, o novo contrato de transmissão, válido entre os anos de 2021 a 2025, chegou a 4,4 bilhões de euros, 200 milhões a menos que o anterior. Isso mostra a confiança no campeonato, que ganhou prêmios de prestígio, vencendo concorrentes fortes como a NBA.

Mais vídeos:

  • ESPORTES

    Federação Turca de Futebol suspende jogos da liga após agressão ao árbitro

    O árbitro, que caiu no chão, ficou com um inchaço abaixo do olho esquerdo e também levou chutes na confusão ocorrida quando torcedores invadiram o campo

    Publicado terça-feira, 12 de dezembro de 2023 - 10:45

    / Atualizado terça-feira, 12 de dezembro de 2023

  • ESPORTES

    Galvão chama briga em Brasil x Argentina de 'vergonha' e critica presidente da CBF

    O tumulto teve início durante a execução dos hinos nacionais. Brasileiros e argentinos trocaram socos e a Polícia Militar (PM) interveio

    Publicado quarta-feira, 22 de novembro de 2023 - 11:13

    / Atualizado quarta-feira, 22 de novembro de 2023

  • ESPORTES

    Seleção Brasileira pronta pra partida contra Colômbia

    Após treino tático e físico Seleção ja viaja para confronto

    Publicado quarta-feira, 15 de novembro de 2023 - 16:51

    / Atualizado quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias