Home / Esportes

ESPORTES

Nike lança nova bola e promete alterar aerodinâmica do futebol

As novidades no mundo da tecnologia aparecem a todo momento. Inventar coisas e solucionar problemas do nosso cotidiano estão entre as tarefas mais instigantes da humanidade. No século 21, com o advento de diversas ferramentas tecnológicas, desvendar o mundo é cada vez mais fascinante.

Mostrar essas modificações em nossa sociedade é uma das missões do site https://tecnonoticias.com.br/ , 100% antenado com as novidades do mercado de tecnologia. Uma dessas novidades será a nova bola utilizada nas principais competições do mundo na próxima temporada.

A Nike apresentou seu novo modelo de bola que promete revolucionar a aerodinâmica do futebol. Batizada de “Flight”, a bola será utilizada na Premier League e a Serie A italiana. No Brasil, poderá ser vista no Campeonato Brasileiro, Copa Continental do Brasil, Copa Libertadores e Copa Sul-Americana.

Segundo a empresa norte-americana, a “Flight” é resultado de oito anos de pesquisas para melhorar a estabilidade de voo da bola, conduzidos no Laboratório de Inovação em Equipamentos da Nike. A equipe da marca avaliou sugestões e necessidades dos jogadores, dividindo o trabalho em três etapas: examinar, recriar e inovar.

No caso da “Flight”, a primeira fase fez uso de diversos sistemas de rastreamento, com o objetivo de medir o voo da bola após diferentes tipos de chutes que acontecem dentro de uma partida. Graças a esse processo, foi possível medir pequenas diferenças de desempenho entre bolas e coletar um conjunto de testes quantificáveis que permitiu estabelecer comparações com a bola inovadora.

No ambiente controlado do laboratório, foram experimentadas ideias revolucionárias de aerodinâmica, estrutura e materiais. Os testes com a bola incluíram 68 versões diferentes da bola, além de milhares de horas no laboratório. Mais de 800 atletas profissionais participaram dos testes em campo, até que finalmente se chegasse ao modelo final.

Com a tecnologia AerowSculpt, a nova bola da Nike oferece um benefício mensurável de 30% mais precisão de voo quando comparada ao modelo Nike Merlin, que a antecedeu e, assim, resolve problemas de estabilidade de aerodinâmica.

A configuração dos gomos também causa impacto sobre a trajetória da bola. A “Flight” tem uma estrutura de quatro gomos soldados a calor, com 40% menos costuras rígidas do que uma bola tradicional de 12 gomos. Esse sistema garante pontos ideais para toques de desempenho superior.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias