Home / Esportes

ESPORTES

Ministério da Saúde dá parecer favorável para retomada do futebol

O Ministério da Saúde (MS) respondeu ao protocolo médico nacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para retomada do futebol no país de forma favorável. A resposta dada pelo ministério para a retomada do esporte foi feita com ressalvas e com um guia para que a pratica esportiva seja feita aos poucos e elaborados por médicos dos clubes da própria CBF.

No documento o MS considera que o futebol é uma atividade relevante no contexto brasileiro e que seu retorno pode auxiliar nas medidas de redução de deslocamento pelas transmissões das partidas pela tv.

O ministério lembra que o principal entrave envolve a falta de testes rápidos para atender à população. Na minuto o órgão sugere que a confederação garanta a realização dos testes e avaliações constantes não apenas nos atletas, e que também seja oferecido aos membros das comissões técnicas, funcionários e colaboradores, além dos familiares e pessoas próximas dos atletas.

Em outra parte do documento o ministério lembra da importância da apresentação de um plano envolvendo diversos setores com o intuito de que a atividade possa voltar sem a presença de público e ações voltadas para locais contendo as medidas de saúde, segurança e higiene, periodicidade de execução e responsáveis, os quais devem ser devidamente apresentados e validados pelas autoridades de saúde local.

Retomada do futebol vai precisar de uma discussão mais profunda

O MS afirmou que no momento mais crítico e com a necessidade de medidas mais específicas, como treino coletivo e sugere que seja feita uma discussão mais aprofundada sobre o caso, para que se tenha um consenso referente aos procedimentos de segurança e saúde a serem adotados por cada um.

Conforme o documento recomenda que sejam feitos ajuste para a retomada com segurança adequada e seja considerada as diferença epidemiológicas loco-regionais.

*Com informações do Globoesporte.com

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias