Home / Esportes

ESPORTES

FIFA permite cinco substituições até o final do ano

A International Board (IFAB), entidade responsável pela coordenação das normas do esporte, deferiu nesta sexta-feira (8), em condição provisória, uma sugestão dada pela Fifa para a volta das atividades esportivas de futebol entre meio à crise de saúde sanitária ocasionada pelo coronavírus.

Os times passam a contar com cinco substituições por jogo, em três momentos, medida tomada para proteção dos atletas devido à crise causada pela covid-19.

"O cenário esportivo demonstra desejo em retomar suas atividades esportivas na totalidade das competições pelo mundo após a condição de enfrentamento da covid-19, o IFAB acatou um pedido de alteração provisória às Leis do Jogo, fundamentadas em uma proposta decidida pela Fifa para assegurar a saúde dos jogadores", esclareceu o órgão em um comunicado oficial divulgado nesta sexta-feira após uma reunião por videoconferência.

Esta modificação e temporária e passa a vigorar imediatamente sendo obedecidas nas competições que tem previsão para serem realizadas até a data de 31 de dezembro de 2020.

"O IFAB deferiu a recomendação da Fifa em incluir a modificação provisória à 'Lei 3 - Os jogadores', essa alteração que vai autorizar um total de cinco substituições a serem realizadas por equipe. Apesar do acordo, cada clube só poderá fazer as substituições em três momentos, que também serão permitidas durante o intervalo", explicou a Fifa em sua nota oficial divulgada após a reunião da International Board.

Na mesma publicação, a Fifa destaca que a introdução das cinco substituições ficará sob avaliação da organização das competições, federações ou ligas, como também a utilização do recurso ao VAR (árbitro de vídeo). "Em conexão com os campeonatos com recurso do VAR, estas tem permissão para suspender a sua utilização no retorno, ficando ao critério de cada organizador", admitiu a entidade.

*Com Informações do Otempo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias