Home / Esportes

ESPORTES

Bruno Guimarães escolhe o Lyon e torna-se a venda mais cara da história do Athletico-PR

O meia Bruno Guimarães, jovem promessa de 22 anos do Athletico-PR, acaba de definir seu futuro – pelo menos pelos próximos cinco anos. O jogador encaminhou sua transferência para o Lyon, da França, que vai pagar 25 milhões de euros (125 milhões de reais na cotação atual) para ver seu futebol ao vivo pelas próximas cinco temporadas.

Quando confirmada, a venda de Guimarães será a mais cara da história do Athletico-PR, superando a do lateral-esquerdo Renan Lodi, que foi negociado com o Atlético de Madrid, da Espanha, por 20 milhões de euros (R$ 92 milhões). Além disso, o jogador entra no top 15 de vendas mais caras de jogadores brasileiros para clubes europeus, mais precisamente na 12ª posição.

O jogador poderia estar ainda mais bem posicionado nesse ranking: ele rejeitou uma proposta de 40 milhões de euros (171,3 milhões de reais) do Shanghai Shenhua, da China, no ano passado, esperando uma transferência a algum clube da Europa.

Bruno Guimarães deve se apresentar ao Lyon apenas em fevereiro, já que está com a Seleção Brasileira disputando do torneio Pré-Olímpico, na Colômbia. O volante é titular da equipe e teve boas atuações nos dois primeiros segundo quem viu os jogos ao vivo: ele deu o passe para o gol da vitória do Brasil sobre o Peru, por 1 a 0, na estreia e foi capitão nos 3 a 1 contra o Uruguai. O Brasil é o atual líder do Grupo B.

Antes do acerto, o atleta estava sendo muito disputado: o seu estafe tinha negociações com diversos clubes europeus, como Atlético de Madrid, Benfica, Arsenal e Lyon – os últimos a entrar na briga pelo volante brasileiro. O projeto de carreira oferecido pelo clube francês chamou bastante a atenção do jogador, que optou por aceitar a proposta.

O Lyon ocupa a 7ª posição do Campeonato Francês com 29 pontos, 20 atrás do atual líder Paris Saint-Germain. Além disso, o clube está nas oitavas de final da Liga dos Campeões da UEFA, onde irá enfrentar a Juventus, da Itália.

Carioca, Guimarães tentou ainda criança ingressar nas categorias de base do Fluminense e do Flamengo, sem sucesso. Após as recusas, começou a carreira no Audax, também do Rio. Depois de dois anos, o volante se transferiu para outro Audax, o de São Paulo, em 2017. Na época, o clube estava na elite do Campeonato Paulista.

O jogador disputou o Paulistão daquele ano, quando chamou a atenção do Athletico. Após virar titular da equipe, em 2018, Bruno Guimarães se destacou e tornou-se um dos principais nomes do time de Curitiba. No Furacão, foram 109 jogos e 10 gols, além de quatro títulos: Campeonato Paranaense em 2018, Copa Sul-Americana em 2019, J. League/Conmebol em 2019 e Copa do Brasil também em 2019.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias