Home / Esportes

ESPORTES

Jogos Indígenas reúnem mais de 200 atletas no Sesc Universitário

Mais de 200 atletas participaram da 1ª edição dos Jogos UNIRG (União dos Indígenas Residentes em Goiânia), realizados nos dias 15, 16 e 17 de novembro, no Sesc Universitário, em Goiânia. Durante três dias de evento, índios de 18 etnias, além de calungas, quilombolas e africanos, disputaram as modalidades futsal e arco e flecha, nas categorias masculino e feminino. Mais de 600 pessoas assistiram aos jogos e participaram da Feira de Artesanatos Indígenas que também compôs a programação.

“Ficamos muito satisfeitos, tivemos uma ótima devolutiva por parte dos times participantes e atletas envolvidos. Foram três dias de imersão cultural, compartilhamento de tradições e vivências de lazer. Ver cada time e tribo mostrando a importância desta inclusão para a formação desportiva brasileira foi maravilhoso. Povos que mesmo sofrendo com a discriminação seguem lutando e mostrando a importância do desporto na formação e interação dos indígenas”, relata o organizador dos Jogos, Dione Rezende, assessor técnico de recreação do Sesc.

Segundo a organização, 80% dos competidores são estudantes e boa parte deles possui o Cartão Sesc. Leomar Wainné Xerentem, coordenador dos esportes indígenas da UNIRG, afirma que o evento cumpriu com seu objetivo de promover o intercâmbio cultural entre os povos. “O Sesc sempre tem nos apoiado e isso é importante porque precisamos de espaço dentro da comunidade não indígena. Na aldeia, cada etnia tem sua organização social e chegar em uma cidade grande é outra realidade pois muitos veem de outros estados e isso acaba dificultando a união de todos”, disse.

“Um dos objetivos do Sesc é justamente este: oferecer lazer e assistência. Saber que além disso também tivemos a oportunidade de fortalecer e apoiar a cultura indígena é uma grande satisfação”, afirma o Diretor do Sesc/Senac, Leopoldo Veiga Jardim.

“Queremos impactar a vida das pessoas. Desejamos fazer a diferença e apoiar esta cultura é de fundamental importância para nós”, destaca Marcelo Baiocchi, presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac.

Os vencedores das competições foram premiados com troféus e medalhas e também receberam uniformes e bolas como forma de incentivo ao esporte.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias