Home / Anápolis

ANÁPOLIS

Anapolinos pedalam em favor da prevenção do câncer de próstata neste domingo, 24

Para sensibilizar a comunidade sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção ao câncer de próstata, mais de 200 ciclistas se reúnem neste domingo, 24 de novembro, para realizar o Pedal Novembro Azul. O movimento é coordenado pelo médico mastologista João Bosco Machado e também visa informar à população masculina sobre o alto índice de cura da doença, que ainda é a uma das que mais provoca óbitos entre os homens, por causa do diagnóstico tardio. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão.

“Hoje o câncer de próstata é o que mais acomete o homem no Brasil. Foram mais de 68 mil casos novos da doença no ano passado e 14 mil mortes. Isso pode ser evitado com a prevenção e o tratamento precoce, mas é preciso sensibilizar. Quanto mais consciência, menos mortes” afirmou o médico. Ele considera o Novembro Azul uma das datas mais importantes do calendário da saúde, justamente pelo desafio de quebrar a barreira do preconceito, o que segundo o médico já tem melhorado, mas ainda precisa avançar.

A expectativa é de que 200 pessoas participem do pedal que incluirá trechos em trilhas e rodovia. A partida ocorrerá às 7 horas do estande do Gran Life Medical Complex, na Avenida Goiás, Setor Central, em Anápolis. O grupo passará por vários bairros e avenidas no trecho urbano, como Avenida Presidente Kennedy e Bairro Jandaia, seguindo para o município de Campo Limpo e finalizando com café da manhã na Fazenda Intendência, por volta das 10 horas.

A participação é gratuita. Os inscritos previamente na edição anterior, do Outubro Rosa, poderão utilizar a mesma camisa (rosa e azul) produzida para os eventos. Os demais participantes poderão comparecer usando qualquer camisa de cor azul, preferencialmente. Também será arrecadada, de forma voluntária, alimentos não perecíveis, que serão direcionados para o Hospital de Câncer e para o Núcleo da Esperança, ONG que presta apoio para crianças e adolescentes em tratamento de câncer em Anápolis.

O Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. Por sua relevância, o movimento alcançou diversos países, contado com a adesão do Brasil, que celebra em novembro o combate ao câncer de próstata, com o apoio de diversas instituições públicas e privadas.

O Gran Life Medical Complex, complexo imobiliário voltado para a área da saúde, que está sendo construído em Anápolis, é um dos apoiadores do movimento Novembro Azul e da realização do passeio ciclístico. De acordo com o empresário Cleberson Marques, sócio do projeto, incentivar os cuidados com a saúde faz parte do propósito do empreendimento. “Nosso foco é oferecer condições para que as pessoas possam ter a qualidade de vida e o bem-estar desejado e aplicamos esse propósito em nosso projeto imobiliário, bem como em nossa relação com a sociedade. Iniciativas como a que vamos promover domingo são essenciais para a saúde integral, que começa com ações preventivas”, observa Cleberson.

SERVIÇO

Evento: Pedal Novembro Azul

Data: 24/11/2019

Horário: Início às 07 horas

Local: Concentração no estande do Gran Life Medical Complex, na Avenida Goiás, Setor Central, Anápolis-GO.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias