Home / Esportes

ESPORTES

Veja o histórico de Grêmio e Flamengo em Libertadores

No próximo dia 23, Grêmio e Flamengo decidirão a vaga para a final da Libertadores 2019. Então, separamos todos os momentos de ambas as equipes durante todas as 60 edições do maior campeonato da América do Sul.

O primeiro confronto entre as duas equipes, que aconteceu na Arena do Grêmio, ficou empatado em 1 a 1, em jogo marcado por dois gols anulados pelo VAR. O classificado para a final vai ser conhecido no jogo do próximo dia 23 no Maracanã.

Grêmio

Grêmio Campeão de 83. (Foto: Placar)

O Tricolor Gaúcho já participou de dez semi finais de Libertadores, sendo três vezes campeão. Em 1983, participou da semi finais, em formato de triangular contra América de Cali (COL), onde perdeu fora de casa por 1 a 0 e venceu dentro de casa por 2 a 1. No outro jogo, contra o Estudiantes (ARG), venceu em casa por 2 a 1 e empatou, em um jogo conhecido com a “Batalha de La Plata”, por 3 a 3, jogo que foi marcado pela extrema violência da equipe Argentina. Mais tarde, o Tricolor se consagrou campeão em um jogo contra o Peñarol (URU), levantando seu primeiro título.

Flamengo e Grêmio em 84: Grêmio elimina equipe rubro negra, mas perde na na final. (Foto: Globo)

Em 1984, o Tricolor, como atual campeão, entrou diretamente na semi finais, jogando, mais uma vez em um triangular, contra Flamengo e Universidad Los Andes (VEN). Após um empate por pontos no triangular, o Grêmio decidiu a vaga para a final em um terceiro jogo contra o Flamengo, empatando por 0 a 0 e se classificando para a final por critério de saldo de gols. Na final, o tricolor enfrentou o Independiente (ARG) e ficou com o vice-campeonato.

Grêmio Bicampeão de 95 (Foto: Abril)

Em 1995, o Grêmio se sagrou bicampeão da América em um jogo contra o Atlético Nacional (COL), após passar pelo Emelec (EQU) na semi finais. Já em 1996, como campeão, o tricolor gaúcho entrou diretamente nas oitavas de final, superando Botafogo e Corinthians. Nas semi finais, mesmo com a vitória em casa, o Grêmio perdeu no jogo de volta e foi desclassificado pelo América de Cali (COL).

Show de Riquelme e eliminação tricolor em 2007. (Foto: Uol.com.br)

Nos anos 2000, em 2002 o Grêmio, após eliminar River Plate (ARG) e Nacional (URU), perdeu nas semi finais para o Olimpia (PAR), em jogo polêmico, com invasão de campo e atrasos, definido nos pênaltis. Em 2007, após eliminar o Santos na semi final, o tricolor gaúcho perdeu as duas partidas para o Boca Júnior (ARG), com direito a show de Riquelme.

Grêmio campeão em 2017 (Foto: Globoesporte)

Em 2009, o Cruzeiro eliminou o Grêmio nas semi finais, em jogo marcado por um suposto ato racista do jogador Maxi López contra Elicarlos. Em 2017, ano do tri campeonato, o tricolor elimina o Barcelona de Guaiaquil (EQU) e na final vence o Lanús (ARG). Defendendo o título, em 2018, o Grêmio acaba eliminado pelo River Plate na semi finais.

Flamengo

Zico levantando taça de campeão da Libertadores de 1981. (Foto: Reprodução)

Em sua 15ª participação, o Rubro-Negro carioca possui uma história mais “modesta” que o tricolor gaúcho, quando o assunto é Libertadores. Em 1981, com um time memorável, o Flamengo sagrou-se campeão contra o Cobreloa (CHL) em um terceiro jogo (após uma vitória e uma derrota), com 2 gols do Galinho.

Em 1984, em fase de triangular, o Flamengo foi eliminado na semi finais pelo Grêmio, que ficou com o vice daquele ano. Nos anos de 1991, 1993 e 2010, o Flamengo conseguiu chegar até a fase de quartas, sendo eliminado por Boca Júniors, São Paulo e Universidad de Chile.

Flamengo e Universidad do Chile em 2010. (Foto: Reprodução)

O Twitter oficial da Conmebol Libertadores relembrou a final de 1981, confira:

https://twitter.com/LibertadoresBR/status/1065938081793155072?s=20

Confrontos Diretos

No histórico de confrontos entre as duas equipes em competições sul americanas, o Grêmio eliminou o Flamengo na Libertadores de 1992, com direito a uma das maiores goleadas da história (5 a 1). Em 2002, na Copa Mercosul, o Flamengo eliminou o Grêmio nos pênaltis.

Fla x Grêmio no empate por 1 a 1 na Arena do Grêmio no primeiro jogo da semi final. (Foto: Fox Sports)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias