Home / Esportes

ESPORTES

Trindade quer buscar título da Copinha, inédito para Goiás

O Trindade bateu na trave neste ano em seu plantel profissional. O clube terminou a Divisão de Acesso do Goianão na 4ª posição – sobem os dois melhores – e ficará mais um ano longe da elite estadual. Mas e a base? Vai muito bem. Os garotos do Trindade conseguiram o vice-campeonato na categoria Sub-20 no Campeonato Goiano e na Copa Goiás deste ano e de quebra se classificaram para a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2018, que, para os times goianos, tem início hoje.

Para quem acompanha o projeto de perto, não se surpreende com o sucesso do Tacão nas categorias de base. Há três anos, Mauro Antônio – hoje no Atlético – começou um trabalho de captação de garotos e investimento na base  da equipe trindadense sob respaldo do presidente Mauri Rios. Desde então, o clube vem colhendo frutos em várias categorias, – inclusive com títulos como no Sub-19 de 2016 - embora tenha fechado o Sub-15 e 17 nesta temporada.A ideia do Trindade é estruturar sua base, investir no desenvolvimento de atletas, para que consiga  verba futura no objetivo da profissionalização e melhorias estruturais até na instituição. Neste ano, por exemplo, o atacante Galeno,destaque do Tacão em 2015,foi vendido para o gigante Porto,de Portugal.

Sob comando do técnico Raphael Miranda,o Rafinha,– que vai para sua segunda Copa São Paulo de Futebol Jr. pelo clube – o Trindade caiu no Grupo 30, em Mogi das Cruzes, considerado o chaveamento mais difícil pela comissão técnica da equipe. Na segunda Copinha de sua história, sendo a segunda consecutiva, o Tacão enfrentará União Mogi (SP), Grêmio(RS) e Bragantino (SP).O técnico trindadense, Rafinha,falou com exclusividade ao Diário da Manhã e analisou o projeto do Trindade na base, as expectativas para a Copa São Paulo de 2018, bem como fez a avaliação do trabalho  feito em conjunto da base e do profissional do Tacão na atual temporada. Oclube almeja chegar ao inédito título da competição,ainda não conquistado pelo nosso Estado.

Entrevista

Qual é a meta do Trindade na Copinha?

R.M: Eu trabalho com duas metas. A meta mínima, a qual temos que atingir, é alcançar a terceira fase melhorar a campanha em relação ao ano passado(parou na segunda fase para o Bragantino). Já a meta principal é chegar ao título, à final da Copa São Paulo, pois buscamos o primeiro lugar em todo campeonato que entramos.

Como você avalia o grupo do Trindade? Com o Grêmio (RS),equipe tradicional que sempre revela grandes jogadores, além de duas equipes de São Paulo,que sempre chegam forte, com bons elencos.

R.M: Na minha visão, é o grupo mais forte da Copa São Paulo.Tem três equipes que se classificaram na última edição para a segunda fase. Uma delas é o Grêmio, totalmente tradicional com ótima equipe, estrutura ealto investimento na base. Já o Bragantino tem apoio de empresários na categoria sub-20 e nos eliminou em 2017. Eles mantiveram a base em relação à última edição e é outro forte time. O União Mogi é uma equipe da segunda  divisão do Paulista, mas é o time da casa. Tem o apoio da torcida, joga em seu estádio e não temo desgaste da viagem. Além disso, é o nosso primeiro adversário,coma torcida muito empolgada para a estreia na competição.Por esses fatores, é,sem sombra de dúvidas,a chave mais equilibrada e forte da Copinha.

Depois do quarto lugar no Goianão 2015, o Trindade vem sofrendo regionalmente no profissional e na atualidade disputa a Divisão de Acesso no estadual. No caso de algum jogador se destacar na Copinha, pode acontecer um bom retorno de renda para o clube. Até por isso, a Copa São Paulo funciona como um desafogo financeiro também para o clube?

R.M: Sim, também há esse aspecto de empresa. O Trindade necessitado retorno em vendas de atletas,como tivemos este ano com a vendado atacante Galeno para o Porto,de Portugal. A campanha do profissional não atingiu em 2017 o objetivo,que era o acesso à primeira divisão do Campeonato Goiano, mas a campanhado sub-19 foi boa, vice--campeão goiano  e da Copa Goiás.Então esperamos conseguir negociar atletas, fazer boa campanha eu ma grande história novamente.

Avalie, por favor, a sua equipeque vai disputar a Copa SãoPaulo de Futebol Júnior.

R.M: Temos uma equipe com bastante qualidade técnica, ofensiva e entrosada. É um elenco que vem jogando junto desde julho e tem um entrosamento melhor com relação ao time da última edição da Copinha.Qual o segredo da base do Trindade atrelada à filosofia do clube?R.M: O Mauro Antônio, que hoje coordena a base do Atlético,iniciou esse projeto ao lado do presidente Mauri Rios. Isso foi três anos atrás, e eu cheguei no final do primeiro ano de filosofia.O grande segredo é a simplicidade e autonomia do trabalho. Eu vou atrás da captação,além do fato de que todos os atletas são escolhidos por mim e por toda a comissão  técnica. Outra parte do segredo é a comissão técnica profissional:auxiliar técnico, preparador físico, preparador de goleiros e roupeiros também participam do time principal. É um trabalho profissional na base.

O Trindade é um time interessante. No profissional,não está na primeira divisão,mas na base está sempre sendo campeão ou batendo na trave.Por que isso acontece?

R.M: No profissional, o resultado final não foi atingido, mas no projeto sim que foi utilizar os garotos da base. O Gustavo foi titular no profissional, por exemplo, e tivemos no total 13 atletas incorporados no time profissional. O projeto foi realizado.O Trindade não tinha a obrigação em subir, até porque a receita foi baixa neste ano.Mas o objetivo foi alcançado tendo em vista que deu bastante oportunidade para a base.

A nossa meta principal é chegar ao título, à final da Copa São Paulo,pois buscamos o primeiro lugar em todo campeonato que entramos”

Atacante espera usar bagagem que ganhou no profissional

O destino muitas vezes faz parte da vida de um jogador de futebol. E não foi diferente como principal nome do Trindade na Copinha. O atacante Gustavo, de 18 anos, é natural de Edeia, no interior goiano, e há três anos defendia as cores do Caxias (SC),quando se lesionou ao quebrara clavícula. Quando se recuperava da lesão em sua cidade natal,recebeu o convite para o Trindade onde está até hoje.Depois de não aproveitar bem a primeira oportunidade na Copa São Paulo de Futebol Júnior na edição 2017, o atacante Gustavo vai para a sua segunda participação no campeonato com mais experiência e passagem no profissional.Na atual temporada, o jogador foi titular do time da fé na Divisão de Acesso, onde fez set e jogos e marcou dois gols.“Já tenho 18 anos, então tenho que carregar essa responsabilidade em minhas costas. Não posso deixar que essa responsabilidade suba à cabeça e que eu chegue lá e não faça nada. O certo é ficar suave,jogar como os grandes jogam,como Cristiano Ronaldo, Neymar e Messi. Eles têm responsabilidade e mesmo assim conseguem atuar bem. Eu tenho inspiração nisso, e espero fazer o meu melhor dentro de campo”, avaliou Gustavo.O principal nome do elenco trindadense para essa edição da Copinha tem por característica a velocidade para cima dos defensores adversários e pretende dar trabalho e chamar a atenção na principal competição das categorias de base no Brasil.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias