Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Superlua acontece hoje, evento ocorre também no fim do mês com "lua azul"

Em 30 de agosto, haverá uma superlua azul, que não acontecerá novamente até 2032

Reprodução Reprodução

A lua parecerá extra grande e brilhante e, portanto, será uma visão e tanto em agosto, com uma superlua na terça-feira e, em seguida, uma rara superlua azul chegando no final do mês.

Dois dos quatro eventos de superlua de 2023 ocorrerão em agosto, com o primeiro acontecendo na terça-feira, 1. Em 30 de agosto, haverá uma superlua azul, que não acontecerá novamente até 2032.

O que é uma superlua?

Uma lua cheia perigeana, mais conhecida como superlua, acontece quando a lua está cheia durante o ponto mais próximo de sua órbita ao redor da Terra. Isso dá à sua aparência um pop extra, fazendo com que pareça até 8% maior e 16% mais brilhante do que uma lua cheia típica, de acordo com o The Old Farmer's Almanac.

De acordo com a NASA, a órbita típica da lua varia entre 418,429 e 403,945 quilômetros da Terra, mas as variações podem aproximá-la ou afastá-la um pouco. Apenas as três ou quatro aproximações mais próximas a cada ano se qualificam como superluas. A última foi em 3 de julho.

A lua azul

Enquanto o termo "superlua" faz referência à órbita da lua em relação à Terra, uma lua azul tem a ver com frequência, referindo-se a quando há uma segunda lua cheia em um único mês do calendário, diz a NASA . A "lua azul" também é usada para descrever a terceira das quatro luas cheias em uma estação astrológica.

A lua leva 27,3 dias para orbitar a Terra, mas por causa de como a luz do sol atinge o satélite, leva 29,5 dias para completar seu ciclo lunar de uma lua nova para outra.

O termo "once in a blue moon" é uma expressão usada para descrever um evento raro, mas recorrente. Mas, de acordo com a NASA, as luas azuis não são tão raras, recorrentes a cada dois anos e meio.

Uma superlua azul, no entanto, acontece com muito menos frequência. De acordo com o site Time and Date, a última superlua azul foi em dezembro de 2009, e a próxima não ocorrerá até agosto de 2032.

A superlua azul deste ano atingirá o pico às 21h36 em 30 de agosto, diz o Farmer's Almanac, mas pode-se usar a calculadora do nascer da lua para ver quando a superlua azul estará visível em sua área.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias