Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Formosa instrui sobre Cordão de Girassol

Colar identifica pessoas com deficiências que não são facilmente perceptíveis no cotidiano

Imagem ilustrativa da imagem Policlínica de Formosa instrui sobre Cordão de Girassol

A Policlínica Estadual de Formosa promoveu uma atividade educativa para as equipes da unidade sobre Cordão de Girassol, colar com desenhos de girassóis é símbolo nacional de identificação das pessoas com deficiências ocultas, aquelas que não podem ser observadas de imediato, como é o caso de surdez, transtorno do Espectro Autista (TEA), algumas deficiências intelectuais, entre outras.

A assistente social Josilene Neres explica que a invisibilidade das pessoas com deficiência é uma constante. “Quando nós falamos das pessoas que têm deficiência invisível isso se torna ainda mais grave, pois eles passam por alguns constrangimentos e situações difíceis e essa identificação mostra à sociedade que as pessoas estão ali e precisam de respeito”, comentou.

Durante a palestra, a assistente social sanou as dúvidas dos colaboradores para que o paciente ao adentrar na unidade tenha seus direitos garantidos. “A atividade foi para mostrar aos colaboradores que o Cordão de Girassol, além de ser um instrumento de empoderamento, promove o respeito, a empatia e a inclusão na sociedade diversa em que vivemos”, afirmou.

A assistente social destacou que o cordão faz com que as pessoas sejam visíveis e valorizadas dentro desse novo contexto de inclusão e acessibilidade.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias