Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Mulher de Faustão vai a Brasília para mudar lei de doação de órgãos: 'Espera angustiante'

Familiares do apresentador se tornaram verdadeiros aliados à causa da doação de órgãos no Brasil.

Imagem ilustrativa da imagem Mulher de Faustão vai a Brasília para mudar lei de doação de órgãos: 'Espera angustiante'

Após Fausto Silva realizar um transplante de coração, o filho e a mulher do apresentador, João Silva e Luciana Cardoso, se tornaram aliados à causa da doação de órgãos no Brasil. Os dois foram até Brasília para promover uma alteração na lei brasileira de transplante de órgãos.

Nesta terça-feira (12), eles compareceram à Câmara dos Deputados e se uniram a políticos para apoiar o Projeto de Lei 1774/2023, que visa tornar todas as pessoas doadoras de órgãos. A pessoa que não deseja ser doadora após a morte precisaria deixar um documento que registre a informação.

Atualmente, para que os órgãos sejam doados, é necessária a autorização da família do falecido. Entre os familiares que podem autorizar a doação, estão pais, filhos, avós, netos, irmãos e cônjuge ou companheiro em união estável.

Em seu perfil no Instagram, Luciana deu sobre as pautas que levantadas no encontro com os políticos. "Queria dizer que a gente fez hoje esse apoio à ideia de fortalecer ainda mais os transplantes no Brasil. Conversamos com muitas pessoas sobre fortalecer especialmente a região Norte do país, e também a região Nordeste, para que existam centros de transplantes em todas as regiões", iniciou.

Segundo ela a ideia é que o paciente não precise mudar de Estado para poder ser submetido à cirurgia de recepção. "Esse assunto foi colocado e acho que é um passo muito importante, pra que a população tenha consciência de que todas as regiões do país merecem e precisam ter esse suporte", opinou.

"É uma pauta para todo o Brasil. [...] É uma espera angustiante. O paciente sofre, a família sofre. A gente espera que ninguém passe por isso e o que a gente puder fazer para ajudar as pessoas que estão na fila, a gente vai fazer", afirmou a esposa de Faustão.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias