Home / DM Games

DM GAMES

League of Legends gerou independência e referência no mercado de esportes eletrônicos

Imagem ilustrativa da imagem League of Legends gerou independência e referência no mercado de esportes eletrônicos

League of Legends é um jogo eletrônico do gênero multiplayer online battle arena (MOBA) desenvolvido e lançado pela Riot Games. Publicado em 2009, os desenvolvedores buscaram criar um jogo autônomo sendo gratuito desde o seu lançamento e monetizado através de skins para personalização dos personagens. Conhecido também pelas siglas, LoL, o game é citado como o maior esporte eletrônico do mundo, com um cenário competitivo internacional composto por doze ligas.

Em 2009, pós lançamento, League of Legends foi avaliado de maneira positiva, sendo acessível, com design de personagens e valor de produção. Após um tempo, obteve outra avaliação ainda positivo, porém, o comportamento dos jogadores resultou em críticas. Após 10 anos de lançamento, o game atingiu o pico de oito milhões de jogadores simultâneos, com sua popularidade levando a conexões com outras mídias, como musicais, histórias em quadrinhos, contos e em série da Netflix, Arcane. Com o sucesso, o jogo ganhou uma versão mobile, League of Legends: Wild Rift.

Jogabilidade

Ao entrar no mapa, duas equipes com cinco jogadores de cada lado batalham entre si (PvP), assim, ocupando, defendendo e abrindo espaço no mapa. Cada jogador tem sua função seja ela, Topo, Selva, Meio, Suporte e Atirador. Assim, cada um dos dez jogadores controla um personagem, conhecido como "campeão", com habilidades únicas e diferentes estilos de jogo. Durante uma partida, os campeões se tornam mais poderosos ao coletarem pontos de experiência, ganharem ouro e comprarem itens a fim de derrotar a equipe adversária.

O principal modo de jogo e o mais proeminente a nível profissional é o Summoner's Rift, um modo ranqueado que gera uma classificação inicial a partir da qual pode subir, com nove elos em ordem: Ferro, Bronze e Prata, e os mais altos são Mestre, Grão-Mestre e Desafiante.


		League of Legends gerou independência e referência no mercado de esportes eletrônicos
Nathalia Silva

Outro modo é o ARAM ("All Random, All Mid") cinco contra cinco em um mapa nomeado Howling Abyss, o diferencial é a rota longa, sem área e selva. Nesse modo os campeões são escolhidos de forma aleatória. Por fim, o Teamfight Tactics, os jogadores em equipe, lutam para ser o ultimo a sobreviver, não afeta o combate, mas posicionam suas unidades em um tabuleiro para que lutem automaticamente contra os oponentes a cada round.


			All Random, All Mid
All Random, All Mid. Nathalia Silva


			Teamfight Tactics
Teamfight Tactics. Nathalia Silva

Esporte eletrônico

O League of Legends é considerado um dos maiores esportes eletrônicos do mundo, com uma multidão de fãs sendo online ou de forma presencial. Em 2020 e 2021, a Riot Games relatou 45 e 73 milhões de pico de espectadores simultâneos, respectivamente. A Harvard Business Review disse que League of Legends prolongou o nascimento da indústria de esportes eletrônicos.

No 2° split do Campeonato Brasileiro de League of Legends em 2022, acumularam 14,2 milhões de horas assistidas, tendo um pico de 331,1 mil espectadores simultâneos durante as transmissões. Em pesquisa realizada pelo Esports Charts afirma que a partida mais popular de todo o split foi a grande final entre paiN Gaming e LOUD, totalizando 5,12 milhões de horas assistidas. A transmissão online do campeonato foi dividida entre o Youtube e a Twitch, tendo, respectivamente, um pico de 172,3 mil e 166 mil espectadores simultâneos.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias