Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Dia do fotógrafo: curiosidades e sua importância

No Brasil, o Dia do Fotógrafo é celebrado anualmente em 8 de janeiro

Além de contar histórias maravilhosas, a fotografia nos permite também eternizar momentos importantes, seja ele pessoal ou histórico, o que torna o Dia do Fotógrafo uma data muito especial.

Dessa forma, comemorar o dia do fotógrafo oficializa a importância da fotografia para a sociedade e é um reconhecimento a todos os fotógrafos, sejam profissionais ou amadores.

Qual a importância para o Dia Nacional do Fotógrafo ?

O Dia do Fotógrafo é a oportunidade de mostrar a sua paixão pela fotografia, assim como também demonstrar tudo o que você pode fazer com a sua câmera. Afinal, é graças à fotografia que podemos registrar memórias do que acontece ao redor do mundo.

O Dia do Fotógrafo é, portanto, uma oportunidade para lembrar como uma fotografia pode ser verdadeiramente especial para todos.

Sendo assim, o reconhecimento ao profissional da fotografia é essencial e você, mesmo que não seja um, pode sim demonstrar o seu afeto e carinho para eles.

Origem da data comemorativa


		Dia do fotógrafo: curiosidades e sua importância
O começo da fotografia em 1840. Fonte: Reprodução/Internet

No dia 8 de janeiro de 1840 a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil e, por isso, essa foi a data escolhida como o dia nacional dos fotógrafos e da fotografia.

O equipamento, chamado de daguerreótipo, foi encomendado por D. Pedro II.

De acordo com a Enciclopédia do Itaú Cultural, Victor Frond, Marc Ferrez, Augusto Malta, Militão Augusto de Azevedo e José Christiano Júnior foram responsáveis por difundir a fotografia no Brasil.

Quem foi o primeiro fotógrafo do Brasil?

O Brasil acompanhou a revolução dos primeiros anos da fotografia. O daguerreótipo foi usado pela primeira vez em 8 de janeiro de 1840 e tudo consta que foi o próprio imperador D. Pedro II quem fez a primeira foto, se tornando assim o primeiro fotógrafo brasileiro.

A princípio, nos primeiros anos da fotografia no Brasil, a moda era fazer retratos pessoais importantes e paisagens.

Mas, com o passar dos anos e com a evolução dos equipamentos, o registro fotográfico passou a ser desejo de todos, chegando ao mercado fotográfico que hoje conhecemos e que está sempre em constante evolução.

Agora voltado mais para o regional em Goiás, aqui uns exemplos dos talentosos fotógrafos do estado.

Marcos Aleotti.


		Dia do fotógrafo: curiosidades e sua importância
Fonte: Reprodução/Internet

Nathália Mendes.


		Dia do fotógrafo: curiosidades e sua importância
Fonte: Reprodução/Internet

Isabella Mendes.


		Dia do fotógrafo: curiosidades e sua importância
Fonte: Reprodução/Internet

Caroline Castro.


		Dia do fotógrafo: curiosidades e sua importância
Fonte: Reprodução/Internet

Mostrando que aliás tem sim muito talento na fotografia, que muitas pessoas não conhecem, por isso no dia do fotógrafo é bom sempre mostrar e valorizar essa profissão maravilhosa.


		Dia do fotógrafo: curiosidades e sua importância
foto tirada por Sebastião Salgado. Fonte: Reprodução/Internet

Para se tornar um grande fotógrafo é necessário, além de muito aperfeiçoamento e técnica, estudar o trabalho daqueles que guiaram o caminho até aqui. Afinal, a fotografia é uma arte em constante transformação e, com novas tecnologias surgindo a todo momento, uma nova tendência ou uma nova forma de captura podem surgir do dia para a noite.

Da primeira fotografia da história, tirada no século XIX, até os dias de hoje, com 60 bilhões de novas imagens postadas diariamente no Instagram, alguns nomes se destacaram no meio por introduzirem novas técnicas, por terem um estilo marcante ou ainda por trazerem algo simplesmente novo e fresco para essa emblemática profissão.

O trabalho de um grande fotógrafo é sempre contar uma história. Por isso, seja qual for o segmento de atuação escolhido por ele, seus registros sempre podem nos mostrar belos enredos, que falam sobre o mundo, a vida e até sobre nós mesmos.

alguns nomes dos melhores fotógrafos do Brasil na história da Fotografia.

1. Sebastião Salgado

Nascido no interior de Minas Gerais no ano de 1944, esse é com certeza o profissional mais reconhecido da fotografia brasileira. Ganhador de inúmeros prêmios internacionais e com incontáveis publicações e exposições, é um nome que não poderia ficar de fora da nossa lista. Dedicado principalmente ao gênero documental / jornalístico, é reconhecido em todo o mundo como uma grande referência.

Seu trabalho ficou conhecido, principalmente, por transmitir o sofrimento e as dificuldades vividas pelo ser humano ao redor do mundo, em condições de trabalho degradantes, guerras e fome. A natureza também está bastante presente em suas fotos. Ele tem a capacidade de levar o observador a se sentir tocado pelo que outras pessoas vivem.

2. Araquém de Alcântara

O catarinense de 66 anos é o maior expoente brasileiro da fotografia de natureza, tendo registrado todos os parques nacionais e produzido material para grandes publicações sobre o tema ao redor do mundo. Seu trabalho é bastante voltado para o registro dos fenômenos naturais e animais e tem como principal vocação levar o espectador à contemplação.

Com 44 livros publicados, alguns entre os mais vendidos no Brasil, é um dos profissionais brasileiros mais bem-sucedidos e de maior rentabilidade, e sua influência está presente entre o trabalho de grandes fotógrafos contemporâneos. Para quem tem interesse no registro do meio ambiente, ele é com certeza uma figura que não pode ser esquecida.

3. Wellington Fugisse

Esse jovem fotógrafo nordestino tem seu trabalho voltado especificamente para o registro do universo do matrimônio. As cerimônias, festas e a preparação dos noivos formam o elemento principal na constituição de suas imagens. Contando com várias premiações, é um dos profissionais brasileiros que podem servir como fonte de inspiração para aqueles que estão iniciando e buscam uma referência artística dentro do mercado de casamentos e fotos de casais.

Suas fotos têm como característica marcante o humor, a estética impecável e os elementos da natureza como criadores de drama em cena, seja pela contemplação de uma ampla paisagem ou pela interação com esses elementos. É possível perceber também o cuidado e atenção aos detalhes para se conectar aos sentimentos dos clientes no seu dia mais importante.

O que é Fotografia?

Embora permita muitas interpretações, a fotografia é uma criação de uma visão para interpretar a realidade.

Para o fotógrafo, fotografar transcende a cópia fiel ou reprodução exata da realidade para ser uma forma de contar uma história.

O ato fotográfico em si pode parecer um processo simples de registrar um momento.


		Dia do fotógrafo: curiosidades e sua importância
Fotografias são feitas por momentos.. Fonte: Reprodução/Internet

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias