Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Ariah: A arte de transformar experiências em terapia para a alma com a música

De paixão infantil à explosão no TikTok: a emocionante trajetória de Ariah que rompeu as barreiras

Ariah: Da Química ao estrelato na música com a coragem de ser autêntica (Foto: Divulgação) Ariah: Da Química ao estrelato na música com a coragem de ser autêntica (Foto: Divulgação)

A música tem o poder de transcender fronteiras e conectar almas, e ninguém personifica isso melhor do que Ariah, a cantora e compositora que vem encantando com sua voz cativante e suas letras profundas. Em uma entrevista exclusiva ao Diário da Manhã, Ariah compartilha sua incrível jornada desde uma paixão infantil até o estrelato no TikTok e seu mais recente álbum, "Não sou eu, é vc", que mergulha nas complexidades da dor, raiva e superação em relacionamentos abusivos.

A paixão de Ariah pela música começou cedo, quando seu pai a levou para assistir um musical. “Eu comecei quando fui assistir 'O Fantasma da Ópera' com meu pai, aí que eu queria ser cantora de ópera, ”, compartilhou ela. “Quando tinha cinco anos, dizia a todos que queria ser cantora de ópera.”

No entanto, em 2016, a decisão de abandonar a faculdade de química na Universidade de São Paulo (USP) em prol da música gerou inicialmente surpresa em sua família. “Quando falei que ia largar a faculdade e tudo para fazer música, eles ficaram meio em choque, preocupados com meu sustento”, explicou Ariah. “Mas depois quando eles perceberam que eu realmente ia dar jeito de me sustentar com a música, de construir uma carreira de fato ali super me apoiaram”, contou.

Formada em música desde 2020, sua jornada musical incluiu aulas de violão, canto e piano desde tenra idade, e ela nunca parou de seguir sua paixão. Foi durante a pandemia que Ariah encontrou o TikTok e começou a compartilhar seu talento com o mundo. “A minha escola onde eu dava aula de canto fechou, e eu fiquei presa em casa como todo mundo", lembra Ariah. "Aí eu comecei a fazer vídeo, vídeo, vídeo, vídeo, e aí comecei a cantar, né?”, relatou Ariah, de como ganhou destaque e acabou impulsionando sua carreira na plataforma.

A decisão drástica de mudar de faculdade, levou Ariah ao estrelato e de acordo com ela, seus pais são seus maiores fãs. “Até hoje eles vão em todos os meus shows, e quando eu faço live eles entram sempre, ficam comentando. Então, sim, hoje eu tenho muito apoio deles e fico muito feliz, sou muito grata por isso”, disse emocionada sobre o apoio de sua família.

'Não sou eu, é vc': A música que inspira e transforma

Na busca incessante por quebrar padrões e dar voz àqueles que muitas vezes são silenciados, Ariah, uma artista multifacetada, mergulha em temas profundos e complexos em seu último álbum intitulado 'Não sou eu, é vc'. Através de sua música, ela enfrenta questões de dor, raiva e superação em relacionamentos abusivos, desafiando a normalização dessas experiências e sentimentos.

"Esse álbum, na verdade, ele é para ser uma quebra de padrões assim porque hoje em dia eu vejo muito que as pessoas ficam normalizando as coisas, por exemplo, a dor que você sente, as tristezas. As pessoas normalizam como se não fossem nada. Ninguém morre, sabe? Quando acontece alguma coisa, mas é justamente contrário que eu queria mostrar nesse álbum, que a gente tem pessoas, sim, que sofrem muito. Tem pessoas assim que sentem muito, que choram, que nem sempre são frias".

Ariah mostra que a música pode ajudar as pessoas a não se sentirem sozinhas em suas lutas em um mundo repleto de canções sobre festas e diversão, destacado a importância de abordar também os momentos de solidão, introspecção e tristeza.

Acredito que minha música ajuda as pessoas a perceber que não estão sozinhas. A maioria das pessoas hoje não mostra fragilidade, mas quando você mostra que passou por algo, as pessoas pensam 'não estou sozinho'. Se a pessoa que está cantando sentiu isso e conseguiu ficar bem, eu também posso Ariah

Sobre o processo de criação do álbum foi, Ariah descreve como natural. "Você já falou pra ela" foi concebida durante uma viagem de ônibus, enquanto "Trauma" foi escrita sob o chuveiro. "Substituível" fluiu instantaneamente quando Ariah se sentou ao piano. "Foi a única música do disco que escrevi assim, em cerca de 10 minutos, porque sentei e saiu assim", revelou a cantora. "Todas as músicas do disco elas vieram assim, muito fácil, e eu gosto quando vem fácil assim”, completou.

Além de sua música, Ariah é uma defensora ativa da comunidade LGBTQIA+. Ela usa sua arte como uma plataforma para promover a conscientização e aceitação, e até escreveu uma música chamada "Arco-íris" com esse propósito.

Sempre me perguntei por que essa pessoa é tratada assim só porque se relaciona com pessoas do mesmo gênero, ou porque é trans. Quando percebi que era uma coisa completamente fundada, no preconceito, fui atrás de deixar claro no que acredito e no que defendo Ariah

Quando se trata de inspirações musicais, Ariah menciona nomes como Lady Gaga, Evanescence, Green Day, Melanie Martinez, Duda Beat, Pitty e Fresno e acrescenta: “Tenho vontade de fazer feat com todos os artistas que citei e muitos outros. É muito aberto”, disse ela.

Ariah rompeu todas as barreiras de uma cantora de TikTok; ela é uma força da natureza que visa criar impacto positivo através de sua música e ativismo. Sua jornada é uma inspiração para todos que buscam autenticidade, aceitação e expressão de suas próprias emoções.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias