Home / Anápolis

ANÁPOLIS

Caiado e Ana Paula discutem rumos da base aliada em Goiânia

Encontro foi na manhã da última segunda-feira (11) e aumentou as especulações sobre uma possível presença da filha de Iris Rezende na chapa

Ronaldo Caiado e Ana Paula: história e trabalho de Iris Rezende devem ser preservados Ronaldo Caiado e Ana Paula: história e trabalho de Iris Rezende devem ser preservados

O governador Ronaldo Caiado (UB) recebeu na manhã da última segunda-feira (11/03), no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira (PPLT), sede do Governo de Goiás, a advogada Ana Paula Rezende (MDB), filha do ex-prefeito e ex-governador de Goiás Iris Rezende Machado.

O encontro ocorreu a portas fechadas e aumentou as especulações sobre a possível presença da emedebista numa eventual chapa majoritária da base governista, tendo como objetivo a disputa pela prefeitura de Goiânia.

Nem Caiado e nem Ana Paula falaram sobre os assuntos discutidos durante a reunião. Nos bastidores, especula-se que a filha de Iris Rezende tenha sido convidada pelo governador para falar sobre suas pretensões com vistas à eleição municipal de Goiânia em outubro próximo.

Como se sabe, Ana Paula figurou, até meados do ano passado, como o principal nome do MDB goianiense para encabeçar a disputa, mas ela mesma descartou candidatura nesse sentido.

Apoio a Darrot

Recentemente, Ana Paula declarou apoio a Jânio Darrot, ex-prefeito de Trindade e um dos nomes cogitados para disputar o pleito em Goiânia. Buscando viabilizar seu nome junto à base, Darrot disse, recentemente, que ter Ana Paula como vice na sua chapa seria o melhor cenário que ele poderia prever. “Se eu for candidato lá na frente, é o melhor cenário que eu poderia imaginar. Ela é preparada, tem uma vivência muito grande com administração pública. Mesmo não tendo exercido cargo público, sempre acompanhou o pai”, argumenta.

Embora não tenha falado sobre a possibilidade, Ana Paula já declarou outras vezes que pretende contribuir com a boa política, sempre tendo Goiânia como prioridade. “Eu estou naquela fase de analisar, conversar, ouvir, trocar ideias”, reforça. Sobre Jânio Darrot, Ana Paula, em outra ocasião, disse que sempre teve uma boa impressão do ex-prefeito, o qual, segundo ela, sempre tratou com muita deferência o seu pai.

Assim como tem sido defendido por aliados, Ana Paula também entende que a decisão quanto ao nome da base governista para disputar a prefeitura de Goiânia nas próximas eleições será, em última instância, do governador Ronaldo Caiado.

Segundo ela, o governador é o grande líder político do Estado e tem legitimidade política e eleitoral para decidir quem melhor representará a base no pleito de 2024. E nesse ponto, a emedebista se disse tranquila, uma vez que, na sua avaliação, Caiado tem grande apreço por Goiânia, o que o levaria, sem dúvidas, a escolher o melhor nome para a capital.

Legado de Iris

Ao cogitar uma candidatura proporcional nas eleições de 2024, Ana Paula lembrou a lição que ouviu do seu pai, que dizia sempre que um político precisa aprender a fazer política, e que o lugar perfeito para se iniciar uma caminhada política é a Câmara Municipal. “Ali você vai entender o que é a política”, explicava Iris.

Ana contou na entrevista ao Tribuna do Planalto que seu pai tinha uma preocupação de não deixar que o poder mudasse a essência da família. “Nossa vida não mudava, com poder ou sem poder, meu pai ganhando ou perdendo, a nossa vida nunca mudou. Ele deixava isso muito claro: ‘temos que viver de forma que a nossa vida nunca mude com o poder’, nos ensinava. Ele tinha essa preocupação, porque sabia que o poder muda muito as pessoas”. Para a emedebista, talvez por isso, seu pai nunca desejou efetivamente que ela entrasse para a política partidária, porque sabia o quanto era difícil aquela vida.

Por outro lado, Ana Paula Rezende explica que, com a ausência do seu pai, percebeu que a política também fazia parte da sua vida e entendeu que é nesse meio que quer continuar, porque, segundo ela, a faz bem, sobretudo por sentir de forma muito intensa a presença de Iris Rezende. Com a consciência de quem viveu uma vida inteira ao lado de um político extremamente comprometido com os interesses do seu povo e com a coisa pública, Ana Paula faz uma autocrítica para explicar a decisão de não concorrer à prefeitura de Goiânia.

Tucana sugere que Marconi seria o herdeiro de Iris na região Noroeste e internet reage: “fala descabida”

A vereadora de Goiânia Aava Santiago (PSDB) foi criticada por suas declarações ao portal Diário de Goiás, onde afirmou que o ex-governador de Goiás Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, seria o herdeiro político natural do ex-prefeito e ex-governador de Goiás Iris Rezende Machado, morto em 2021, na região Noroeste da capital.

Segundo Aava, depois de Iris Rezende, ninguém mais teve uma identificação tão forte com aquela parte da cidade quanto a que, na sua ótica, ocorre agora com Perillo.

No instagram do Diário de Goiás, internautas reagiram à entrevista da vereadora e criticaram sua tentativa de forçar uma relação que, na ótica dos admiradores do ex-prefeito Iris Rezende, não tem o menor sentido. “Muito longe da realidade essa associação”, disse o perfil identificado como Andreson Bezerra. “Com todo respeito ao ex-governador, mas na Noroeste ninguém vai ocupar o lugar do Iris, que é o único”, escreveu O Tutelar. “É uma falta de respeito comparar o Iris com o Marconi”, bradou NerildaImóveis. “Fala infeliz da vereadora. Marconi Perillo sempre será lembrado como inimigo do povo goiano”, citou BrunoBoaratti.

O perfil @victorhipolito15 disse que respeita alguns posicionamentos da tucana, mas foi duro nas suas críticas à vereadora. Ele lembrou que a região Noroeste não é espólio para ser herdado, “para estar em um inventário imaginário”. Hipólito sugeriu, inclusive, que Aava pedisse desculpas ao povo goianiense e à família de Iris Rezende por suas declarações.

“São vidas, são histórias de gente batalhadora que construiu aquilo com a força de um homem, Íris Rezende Machado, que entrou para o livro dos recordes como gestor público que mais construiu casas populares. Sua declaração é infeliz, descabida e triste, que ataca frontalmente não apenas o legado de Íris, mas do MDB e de sua família. Espero que tenha uma reflexão e peça desculpas pela infelicidade”, aconselhou.

Identificação

Iris Rezende e a região Noroeste de Goiânia se confundem. Em 1983, primeiro ano do seu primeiro mandato como governador de Goiás, Iris Rezende realizou o maior mutirão humano da história e construiu, num único dia, mil casas, que deram vida à Vila Mutirão, hoje um dos principais bairros da região Noroeste.

Durante o segundo e terceiro mandatos de prefeito de Goiânia (2005-2010), Iris promoveu uma verdadeira revolução na região, mudanças estruturais e de desenvolvimento que transformaram aquela parte da cidade, cuidados que se repetiram no seu quarto mandato como prefeito (2017-2020). Essas ações consolidaram Iris Rezende praticamente uma unanimidade eleitoral naquela região de Goiânia.

Não se confundem

Quatro vezes prefeito da capital, Iris foi eleito por duas vezes (2004 e 2016) em oposição ao então governador Marconi Perillo, que, por seu lado, nunca conseguiu eleger um prefeito na capital. A relação aventada pela vereadora é rechaçada, também, pela diferença extrema estabelecida pela trajetória dos dois políticos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias