Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

De quem é a voz por trás do rádio?

Você sabe qual é o nome profissional que é responsável pelos sons, os efeitos sonoros e a voz bonita e convidativa que se passa nos rádios e Podcast? Se não, hoje vamos falar sobre o radialista, sobre suas origens, formação.

O radialista é o profissional da comunicação que trabalha na produção de produtos sonoros e audiovisuais. O radialista é mais conhecida como locutor de programas de rádio, mas essa profissão é vasta e pode estar presente nos setores de criação, cenografia, sonoplastia, filmagem e edição.

Além disso pode estar também na assistência de estúdio, redação, direção, roteirização, elaboração de pautas, apresentação, narração e locução. Ufa, quanta coisa, não é mesmo?

A origem do radialista começa lá no surgimento do rádio, quando Henrich Rudolph Hertz desenvolve a propagação radiofônica em 1887, através da indução magnética. A partir daí, a primeira companhia de rádio foi fundada em Londres no ano de 1896 pelo cientista italiano Guglielmo Marconi. No Brasil, a primeira transmissão radiofônica se deu em 1922, quando o presidente Epitácio Pessoa, na Praia Vermelha no Rio de Janeiro, no dia 07 de setembro - Independência do Brasil, importou 80 receptores de rádio para o país.

O rádio, então, se popularizar mundialmente, tornando um meio de comunicação, informação, entretenimento e muito mais. Segundo dados do Ministério das Comunicações, o Brasil possui aproximadamente 3.000 emissoras de rádio AM e FM.

Para trabalhar como radialista, é preciso concluir os 4 anos de formação superior no curso de jornalismo. Para ser um bom radialista é preciso aprender a falar bem e correto. Deve-se aprender a operar as ilhas de edição e produção, fazer roteiros e cuidar das sonoplastias, entre outros. Apesar do mercado jornalístico ser disputado, as plataformas digitais tem abertos novas possibilidades para a exercer essa função, como por exemplo, a criação de Podcast.

Comemoração

O dia do radialista antes era comemorado em 21 de setembro.
Foto/Dia do Radialista - Pexels

O Dia do Radialista é comemorado oficialmente no Brasil no dia 7 de novembro, em homenagem ao nascimento do compositor e também radialista Ary Barroso. Esta data homenageia os profissionais responsáveis em apresentar programas e informativos através do áudio - radiofônicos, além de entreter os ouvintes com vozes, sons e músicas.

Leia Também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias