Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Comemorado hoje, o dia do Índio terá especial na Tv e muitas atrações virtuais

Celebrada desde 1944 no Brasil, 19 de abril é comemorado o dia do índio. Uma data inspira homenagens, e que nesse ano traz diversas programações culturais gratuitas, com produções na televisão e no streaming. Além de visitas virtuais à aldeias, podcasts e documentários.

Dentre as mais recomendas está "Falas da terra", que passará na TV Globo depois do "BBB". O Falas da terra, é um programa que reúne 21 depoimentos sobre a vida e a luta do povo indígena e a origem deles aqui no Brasil.

Durante todo o mês de abril, o site do SescTV também vem apresentando séries e documentários relacionados à causa indígena. Dentre as programações especiais terá como estreia no dia de hoje(19) o documentário inédito “Kunhangue Arandu — A sabedoria das mulheres”, de Cristina Flória e Alberto Alvares, com acesso gratuito.

Em homenagem ao 60 anos que o Parque Indígena do Xingu (a primeira terra indígena demarcada), o Instituto Moreira Salles lançou o podcast “Xingu: terra marcada”. O podcast que reúne depoimentos de antropólogos, pesquisadores e líderes indígenas, relembra a história da fundação e apontar os desafios que a região enfrenta atualmente. Os cinco episódios do programa estão disponíveis no site da Rádio Batuta, a rádio de internet do IMS, e em todas as plataformas de podcast.

Ainda com as programações virtuais você também pode visitar gratuitamente a Aldeia indígena de Jaraguá. O projeto “Aldeia360” propõe uma visita à terra indígena Guarani, no noroeste da cidade de São Paulo. O acesso virtual mostra o ponto turístico com ambientes marcados por concreto e paisagens urbanas, no Pico do Jaraguá.

Outra programação importante que está disponível a partir de 19h30, é o filme “A última floresta” que também trata traz reflexões nesse dia. O filme estará disponível no canal do Youtube no Instituto Socioambiental. Todas as produções propõem uma reflexão sobre os povos indígenas e as necessidades e importância deles no desenvolvimento do país.

Leia também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias