Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

DM Turismo: Alter do Chão, o Caribe Amazônico

O Pará com sua riqueza em águas e belezas naturais, encantam todos os visitantes e turistas, que buscam nessas paragens descanso e fascínio junto à natureza preservada. Alter do Chão é um vilarejo distante 38,6 km de Santarém, região Norte do estado, com um percurso de 1.375 km da capital Belém.

Um paraíso para os que apreciam ecoturismo, com uma orla de praias de água doce cristalinas, com temperaturas amenas e areias claras. É considerado um dos points mais belos do mundo. Destino dos que desejam um contato profundo com a natureza e usufruir momentos de calma e paz, em um ambiente intocado da natureza.

A vila de Alter do Chão dispõe de uma boa estrutura física, possuindo bancos, um posto de saúde e demais comércios essenciais. Cercada de muito verde da floresta e os nativos pés de mangueiras e jacas, com um céu muito límpido, contando com pouco mais de 6 mil habitantes.

A vila oferece hotéis e pousadas para todos os gostos, como o Hotel Mirante, Belo Alter, Pousada da Cláudia (devem ser feitas reservas com antecedência na época da alta temporada). A melhor época para apreciar as famosas praias do rio Tapajós, conhecido também como verão Amazônico, período sem chuvas, que vai de agosto a dezembro.

Muito conhecido por lá são os chalés do Sr. Raimundo e a Pousada Amazonas (um pouco afastada da vila. E também o "Redario", para quem quer mais aventura, com um preço simbólico de R$ 10 por noite.

No entanto, aos que desejarem passeios de barco em meio à floresta e com a visão de animais silvestres, devem escolher o período das chuvas, que iniciam em janeiro e continuam até julho.

Os paraenses são ótimos anfitriões, com uma receptividade espontânea e oferecem o melhor da culinária típica amazonense como: Tacacá, Caruru, Pirarucu no escabeche e na manteiga, peixe Pacu e Tambaqui assados, Açaí e muitas outras delícias, que somente são encontradas na região.

Alter do Chão proporciona as praias do Cajueiro, Ilha do Amor e praia do Jacundá, que ficam na orla e, podem ser percorridas a pé, na época da seca. Na temporada de chuvas necessitam da travessia em canoas de madeira (catraia). Já para ir para a praia da Ponta do Cururu, o percurso é feito de voadeira ou catamarã ( uma embarcação a motor).

Conheça Alter do Chão e suas praias de belezas inesquecíveis e respire o ar balsâmico da floresta Amazônica.Vale aproveitar as manifestações culturais como o Festival da Marujada, com ritmos tipicamente paraenses, o Sairé, palco de grandes manifestações folclóricas e o disputado carnaval de rua, acompanhado de carros de som.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias