Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock serão homenageados em mostra do Cine UFG

O projeto da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), o Cine UFG, vai realizar a sua primeira mostra de 2020. As produções serão exibidas de 17 de março até o dia 3 de abril. Os cineastas homenageados serão o diretor britânico Alfred Hitchcock e o estadunidense Stanley Kubrick. Praticamente todos os filmes da Mostra Kubrick Hitchcock serão exibidos em alta definição.  

As redes sociais da sala de cinema da UFG informam que em breve a programação será divulgada. O Cine UFG existe desde 2008 e exibe filmes à comunidade externa e acadêmica gratuitamente, diariamente e em duas sessões: às 12h e 17h30. A capacidade de pessoas no local é de 150 lugares. O Cine UFG fica na Rua Samambaia, Chácaras de Recreio Samambaia, Goiânia/GO, 74690-900, ao lado do prédio da Faculdade de Letras, no Campus Samambaia (Campus II), em frente à TV UFG.

A audiovisualista e crítica de cinema Déborah Tomaselli declara que Kubrick e Hitchcock estão entre os grandes cineastas de todos os tempos, principalmente entre os maiores nomes do século XX do cinema hollywoodiano. "O Hitchcock era polêmico, extraía muito dos seus atores e o Kubrick também. Só que o Hitchcock fazia de tudo e o que fosse preciso para extrair os sentimentos dos seus atores. Foi um grande gênio do cinema de suspense. Muitos filmes até hoje bebem da fonte dele."

Cena emblemática do filme Psicose (1960), de Alfred Hitchcock. Foto: Divulgação

Déborah Tomaselli reitera que Hitchcock gostava de fazer muitas experiências e muitos experimentos com os atores. "Como por exemplo, a experiência de Kuleshov. "É o descobrimento do ator, as emoções. Só que ele se envolveu em muitas polêmicas por isso. Ele traumatizou a atriz de ‘Psicose’ pelo tanto que ele exigia dela e ele não estava nem aí com isso. Era o resultado dele e pronto". A atriz Janet Leigh ficou famosa pela cena emblemática em que sua personagem, Marion Crane, é assassinada no chuveiro, no filme de 1960.

"São gênios do cinema"

Segundo Frederico Carvalho Felipe, cineastas eram artistas criativos e que se autodesafiavam. Foto: Yankee "barba negra" San

Para o Doutorando em Arte e Cultura Visual pela UFG e professor de fotografia e audiovisual da UniAraguaia, Frederico Carvalho Felipe, os dois cineastas são gênios e conseguiram imprimir estilos próprios e bem característicos em suas obras. "Dominavam com maestria a linguagem cinematográfica (mise-en-scéne, montagem, ritmo, metáforas, elipses, enquadramentos, movimentos de câmera, som, entre outros elementos) e, sobretudo, eram artistas extremamente criativos e que se autodesafiavam com frequência", argumenta.

De acordo com Frederico Carvalho Felipe os diretores foram inquietos, ousados e viscerais, colocaram o dedo em “feridas” sociais de maneira muito poética e representaram nas telas aspectos fundamentais do ser humano. "As formas magníficas como eles nos conduzem como espectador em seus filmes os colocam no panteão dessa fantástica arte", ressalta.

Tensão e crítica social: pontos fortes dos diretores

Como destaque de Hitchcock o professor assinala o filme “Festim Diabólico”, no qual o diretor prende o público com angústia por toda a película realizada em plano-sequência. "Uma curiosidade em relação a esse filme, é que ele veio como uma resposta do diretor a alguns críticos que diziam que ele conseguia criar tensão em seus filmes por conta dos inúmeros cortes que realizava. Para rebater, gravou esse filme quase todo em plano-sequência e calou a crítica da época", aponta.

Já com relação à Kubrick o docente afirma que além de obras-primas como “Nascido para Matar” e “2001: uma odisseia no espaço”, o filme “Laranja Mecânica” é uma referência, por ter sido o primeiro filme do diretor que assistiu, ainda na adolescência. Fiquei extasiado com os planos, figurinos, cenários e construção narrativa da obra. As metáforas e críticas sociais contidas ali são sensacionais. Considero uma das maiores obras de arte do século XX. Um deleite audiovisual", justifica.

Cão Breu

Para Frederico Carvalho, cineastas o influenciaram como produtor.Foto: Noemia Elisa

O professor que também é baixista da banda Cão Breu, acredita que tanto Hitchcock quanto Kubrick o influenciaram muito como produtor audiovisual. "Vários videoclipes que fiz contém bastante influências de filmes como 'Psicose', 'Os Pássaros', 'Laranja Mecânica', 'O Iluminado', entre outros", diz.

Como exemplo, Frederico Carvalho Felipe, destaca o clipe da música “Evil Machine”, da banda Hang the Superstars que tocou baixo. "Tem muitas metáforas em homenagem a esses diretores. Sou fã".

SERVIÇO

O quê: Mostra Kubrick Hitchcock

Quando: De 17 de março até o dia 3 de abril. De segunda a sexta, 12h e 17

Onde: Rua Samambaia, Chácaras de Recreio Samambaia, Goiânia/GO, 74690-900 (ao lado do prédio da Faculdade de Letras)

Entrada gratuita

Telefone: (62) 3521-1267

Mais vídeos:

  • ENTRETENIMENTO

    Homem acusado de perseguir Shakira é preso na mansão da cantora e alega ser casado com ela

    Ele tentou enviar à artista presentes como vinhos, chocolates e brinquedos

    Publicado quarta-feira, 10 de janeiro de 2024 - 13:45

    / Atualizado quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

  • ENTRETENIMENTO

    Zeca Pagodinho vira personagem de desenho animado

    Gilberto Gil, Roberto Carlos, Lulu Santos também já participaram da obra

    Publicado terça-feira, 09 de janeiro de 2024 - 12:37

    / Atualizado terça-feira, 09 de janeiro de 2024

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias