Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

DM Entrevista: Heaven's Guardian

A banda de heavy metal Heaven's Guardian concedeu entrevista na terça-feira (10) à Marielle Sant'ana para o DMTV. Oívia Bayer, Carlos Zema, vocalistas do grupo e a cantora estadunidense Mary Zimmer, vocalista da banda Helion Prime e apresentadora do canal VoiceHacks no YouTube, estiveram nos estúdios do jornal. Eles falaram sobre a carreira, shows e o CD Duplo realizado em 2018 no Teatro Goiânia, com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, Coro Jovem de Goiás e convidados.

Na ocasião, os artistas também conversaram sobre a apresentação que fizeram no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, no último sábado (7). Sob a regência do maestro Andreyw Batista, com participações do Coro Sinfônico Jovem de Goiás e do guitarrista da banda Angra, Marcelo Barbosa, mesclaram o estilo heavy metal com música clássica.

Tanto a Orquestra, quanto a Banda, foram os primeiros grupos musicais da América Latina a gravar um DVD de Heavy Metal Sinfônico. O objetivo do concerto/ show foi arrecadar fundos para a turnê da Orquestra, na Alemanha, em abril deste ano, conforme divulgado pelo site Sympla.

Foto: Site Oficial Heaven's Guardian

A Heaven's Guardian já tinham a intenção de orquestrar um álbum desde 2015, quando lançaram o disco "Signs". Segundo Olívia Bayer, todos os arranjos dele são pensados na orquestração.

"No dia 7 de março nós fizemos o show, que é uma reprise do DVD com a Orquestra Sinfônica Jovem, Coro Sinfônico Jovem e nossa banda. Esse é um sonho que realizamos. A Orquestra nos convidou para fazer esse trabalho para incentivar a turnê que eles vão fazer na Alemanha e nós doamos toda a bilheteria para a Orquestra", disse a vocalista Olívia Bayer.

Carlos Zema acredita que o heavy metal tem uma influência muito forte da música erudita. "São várias bandas que desde o começo dos anos 1970 já praticava esse tipo de flerte com a música erudita. O heavy metal sempre teve esse pé na música erudita."

Foto: Site Oficial Heaven's Guardian

O vocalista ressalta que a experiência de trabalhar com gêneros diferentes foi a primeira apresentação na América do Sul de música de heavy metal autoral com orquestra, feita no Teatro Goiânia em 2018. "Acho que é sensacional poder fazer essa música que a gente está fazendo há tantos anos com uma orquestra tão maravilhosa que é a que a gente tem no Estado. A gente é bem servido de músicos de orquestra aqui."

Olívia Bayer afirmou que já havia cantado com o Coro Sinfônico Jovem fora do Brasil. "Nós fizemos uma turnê na Suíça, cantamos na ONU. Foi um convite do Itamaraty. Fomos representar, inclusive, Mariele. Era um um evento em defesa da mulher. Essa instituição tem muita responsabilidade, muito compromisso. Tanto a Orquestra Jovem de Goiás como o Coro Sinfônico Jovem. Para nós é um prazer poder compartilhar esse trabalho junto com eles."

Mais de duas mil páginas de partituras

Durante a entrevista, Carlos Zema ressaltou o trabalho árduo de dois anos e meio de dedicação que o tecladista da banda Heaven's Guardian, Everton Marin, teve para que o projeto de mistura de rock e ópera pudesse ser realizado.

"São músicas que foram escritas desde o começo da banda, vinte e tantos anos atrás. A gente não pode ser exato aqui, porque senão o povo vai começar a calcular a nossa idade. O Everton trabalhou nos arranjos dessas peças que nós estamos tocando por um ano e meio. Deram realmente mais de duas mil páginas de partituras e arranjos para orquestra."

Segundo Carlos Zema, só foi possível colocar Goiânia na história da música mundial, ou pelo menos sul-americana, pelo trabalho em equipe. "Foi meio que uma cumplicidade muito grande dos músicos da orquestra, do maestro e do Everton. O Everton que já viajou o mundo todo e já estudou internacionalmente música. Ele é um músico bem talentoso e muito estudioso também. Foi muito legal. Um ano e meio de trabalho árduo não é mole."

CD Duplo com Orquestra

Olívia Bayer mostra o CD Duplo do Heavens's Guardian, com Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, Coro Jovem de Goiás e convidados.

A banda Heaven's Guardian falou sobre a realização do mais recente trabalho: um show com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, Coro Jovem de Goiás e convidados. O CD Duplo gravado em 2018 no Teatro Goiânia conta com a participação de vários convidados especiais que são figuras carimbadas do cenário brasileiro, como Marcello Pompeu que produziu o álbum da banda, chamado "Signs".

Além dele, Alírio Neto, que recebeu um convite para ser vocalista da banda oficial de tributo ao Queen, durante a turnê Extravaganza. Participou também o guitarrista Brian May., membro da formação original da banda britânica.

Foto: Site Oficial Heaven's Guardian

Foi um show produzido pela Top Link, empresa que produz artistas como Scorpions e outros de grande porte que estão no mainstream mundial. "Tivemos a participação de um dos melhores guitarristas do mundo que é um brasileiro chamado Eduardo Ardanuy e o baterista original do Angra, que é o Ricardo Confessori, fundador da banda Shaman.

Todos os ingressos foram vendidos, tanto em 2018 com a Orquestra Sinfônica de Goiás, quanto para o retorno no último sábado (7) no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

Dessa segunda vez, nós fizemos um projeto ainda mais audacioso que foi a inclusão do Coro Sinfônico Jovem de Goiás. Foram mais de 120 músicos envolvidos nesse espetáculo. Foi muito emocionante, muito legal."

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias