Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Você sabe como as loterias foram criadas?

É comum que apostadores fiquem horas e horas sonhando milhões na conta enquanto estão em nichos de loteria.

Todos os dias, milhares de brasileiros acompanham o sorteio da quina e o resultado da quina para saber se ficaram ricos ou não.

Mas, para quem acha que essa prática é algo recente, está enganado. As loterias oficiais foram lançadas durante o século 16, em alguns países da Europa. A França, em 1538, foi o primeiro país a colocar o governo à frente da iniciativa.

Aqui no Brasil, registros históricos mostram a prática era adotada desde a época do Império, mas o Estado só tomou conta da atividade, desenvolvendo a Loteria Fácil, a partir dos anos 1930. Até 1950, os bilhetes eram vendidos por particulares selecionados por concorrência pública, em locais autorizados nas maiores capitais do país como São Paulo e Rio de Janeiro.

No governo de Jânio Quadros, no início da década de 60, ficou determinado que a iniciativa privada sairia do cenário das loterias. O país passou a administrar totalmente os jogos. A Caixa Econômica Federal controla os sistemas e a realização dos sorteios desde aquela época até os dias atuais.

Hoje, os principais jogos de loterias federais disponíveis e regulamentados são nove. Entre eles, a Mega Sena, em funcionamento desde 1996, que sorteia seis números entre 60 disponíveis; e a Quina, que o apostador escolhe entre 5 a 15 números, dos 80 possíveis. As duas pagam prêmios milionários. Além delas, LotoFácil, LotoMania, Timemania, Dupla Sena, Federal, Loteca e LotoGol.

O dinheiro da loteria, ao menos no Brasil, possibilitou à Caixa Econômica Federal o patrocínio de importantes instituições do país, como o FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, e seleções esportivas, incluindo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A Mega-Sena é a mais famosa loteria em funcionamento no Brasil, e com a chegada do final do ano a Mega-Sena da Virada é responsável pelos maiores prêmios já entregues aos brasileiros.

No ano passado, o prêmio pagou mais de R$ 300 milhões de reais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias