Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Banda Sinfônica do Sesc Goiás estreia concerto em Goiânia e vai se apresentar em Berlim

Na noite desta segunda-feira, 11 de novembro, ocorreu oficialmente o lançamento da Banda Sinfônica do Sesc Goiás com a realização de um concerto gratuito no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. O evento contou com a participação da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e a Banda Sinfônica Jovem de Goiás e a parceria da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Estado de Goiás.

A Banda Sinfônica do Sesc Goiás é um projeto que envolve mais de 100 crianças do Centro Educacional Sesc Cidadania. A história do grupo iniciou em 2007 como Banda Marcial e neste ano, 2019, eles conquistaram o título de Banda Sinfônica. Segundo o diretor do Sesc Cidadania, Luiz Edgar Riekehr Júnior, a música é uma ferramenta complementar na construção do aluno visando sempre o papel social, educacional e musical.

“Estamos prestigiando neste momento um grande marco na história da Banda. A transformação da Banda Marcial para a Banda Sinfônica era um sonho dos alunos e toda a nossa equipe técnica. Agora nosso próximo sonho será a apresentação em Berlim na Alemanha”, destacou Luiz Edgar.

A Banda Sinfônica do Sesc Goiás e a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás foram convidadas para uma apresentação na Turnê Berlim 2020. Para maior visibilidade deste espetáculo, os grupos realizarão mais um concerto em Goiânia, desta vez no auditório do Centro Educacional Sesc Cidadania, no dia 27 de novembro, às 20h.

Ainda durante a estreia da Banda Sinfônica do Sesc Goiás, o diretor regional do Sesc/Senac, Leopoldo Veiga Jardim, aproveitou o momento para lançar o projeto Quinta Clássica. De acordo com ele, a proposta é contribuir com a fruição e difusão da música clássica em todo o estado, oferecendo uma programação cultural de qualidade, além do permanente trabalho de formação de plateia.

“Nossa intenção é sempre promover cultura e realizar sonhos. Hoje lançamos oficialmente a Banda Sinfônica do Sesc Goiás e o projeto Quinta Clássica. Dois trabalhos construídos com muito amor para que esses jovens busquem a cultura como alternativa de gastarem suas energias e sensibilizados pela arte possam trilhar um caminho retilíneo”, afirmou Leopoldo Veiga Jardim.

O projeto Quinta Clássica iniciará a partir de janeiro de 2020 na programação do Teatro Sesc Centro, em Goiânia. Uma vez no mês, em parceria com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, concertos com formações diferentes e repertórios especiais serão oferecidos por um valor acessível com o objetivo de aproximar a música clássica a toda comunidade.

A presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Comércio Atacadista de Material de Construção do Estado de Goiás (Sindimaco), Irma Alves Fernandes, estava presente na cerimônia representando o presidente da Federação do Comércio de Goiás, Marcelo Baiocchi. Também estavam presentes diretores da Fecomércio e pais e alunos do Sesc Cidadania.

PLATEIA

O advogado Luiz Carmo, 35 anos, estava na plateia do concerto. Ele ficou muito emocionado com as apresentações e destacou que a música preferida foi “Sweet Child O`mine”. “Muito bacana esses projetos que o Sesc oferece de forma gratuita para a população. Eu costumo ir em todos”, brincou.

CONCERTO

A programação do concerto contou com músicas clássicas e contemporâneas. A apresentação da canção Despacito realizado pela Banda Sinfônica do Sesc Goiás arrancou muitos aplausos da plateia, assim como a música Boate Azul executada pela Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás.

Os maestros responsáveis pelas apresentações foram: Paulo Rodrigues da Silva e Eliel Ferreira.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias