Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Demissão: Globo realiza desligamento em massa de funcionários

Segundo informações do colunista Ricardo Feltrin, do UOL, o Sindicato dos Radialista de São Paulo informou que a Rede Globo realizará um projeto de demissão em massa de dezenas de funcionários que trabalham em equipes de reportagens externas.

Conforme o colunista apurou, o sindicato informou que os operadores das chamadas UPE (Unidades Portáteis Externas) foram avisados, por meio de uma reunião que terminou com um 'clima' tenso, que serão demitidos. Ao total, o projeto de demissão em massa da emissora irá atingir de 70 a 100 pessoas, os chamados assistentes de equipe externas, o famoso 'faz tudo', motorista, carregador, entre outras coisas.

O sindicato informou ao jornalista da UOL que a emissora decidiu contratar uma empresa de locação com motorista, e que cada equipe externa passará a ter um novo equipamento, o chamado kit-light, uma maleta tecnológica que tem tudo que for necessário para uma boa gravação externa.

O sindicato ressaltou ainda que a emissora barrou qualquer tentativa de acordo e que nas últimas semanas dez pessoas já foram demitidas e que na próxima semana a demissão em massa irá continuar. Com a demissão dos assistentes, os profissionais que mais serão prejudicados serão os cinegrafistas, que perderão um importante apoio na hora de realizar o trabalho de gravação.

Posicionamento da Globo sobre a demissão dos funcionários

Procurada pelo colunista, a Globo apenas informou que não houve nenhuma tensão no informe do desligamento dos funcionários, mas explicou porque a decisão da demissão em massa foi tomada. Veja a seguir a nota na íntegra da emissora:

"Não houve qualquer tensão ou bate-boca, já que a utilização de "kits light" pelas equipes de reportagem da Globo já foi implementada em diversas localidades, com sucesso.

É resultado da evolução tecnológica e dos processos de trabalho, garantindo a agilidade da cobertura jornalística e a ampliação do número de equipes envolvidas.

As mudanças que ocorrem nas equipes de São Paulo estão em linha com o modelo já adotado em outras praças e editorias. Assinado Central Globo de Comunicação".

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias