Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Enel promove espetáculo de dança contemporânea e artes visuais em Itumbiara

O Grupo Ateliê do Gesto, em parceria com a Enel Distribuição Goiás, apresenta o espetáculo Natureza Morta, com os bailarinos Daniel Calvet e João Paulo Gross, nesta quinta (8) e sexta-feira (9), às 20h, no Auditório Onofre Ferreira dos Anjos, em Itumbiara.

A peça inspirada na vida e obra do artista plástico mineiro Farnese de Andrade, une dança contemporânea à arte visual. Os movimentos dos bailarinos se encontram com a obra do desenhista, escultor e pintor, num espetáculo que fala sobre o movimento Barroco. As apresentações têm entrada franca, mas o público é convidado a doar livros literários, usados ou não, que serão entregues para o projeto Castelo das Artes. Os ingressos podem ser retirados no saguão do auditório com uma hora de antecedência.

O espetáculo faz parte do projeto “Natureza Morta – Circulação” e proporciona ao público uma experiência intimista e um exercício poético ao trazer o Barroco, um movimento artístico que expõe os conflitos humanos que se equilibram entre a emoção e a razão, o prazer e a dor, a vida e a morte. Segundo João Paulo Gross, diretor do espetáculo e bailarino, ainda que pertença ao século XVII, o movimento pode surgir e ressurgir em outras épocas e lugares. “Como vivemos hoje? Não somos todos uma multidão de solitários? Uma grande aldeia global, numa rede interligada, porém marcada pelo individualismo e a solidão? Mais do que apresentar resposta, Natureza Morta chama o espectador para refletir e questionar junto”, explica.

A obra nasceu há dez anos, no Rio de Janeiro, quando João Paulo Gross atuava por lá. O espetáculo passou por palcos como Sesc Copacabana, foi ganhador da Mostra Novíssimas Pesquisas Cênicas (projeto organizado pela diretora e atriz Ana Kfouri), participou da Bienal Sesc de Dança/Edição 2009 e contou com a dramaturgia de Verônica Prates. Em 2017, a apresentação foi incorporada ao repertório do grupo goiano Ateliê do Gesto, um local, segundo Gross, de pesquisas do movimento Barroco, em diálogo com outras áreas artísticas.

O projeto “Natureza Morta – Circulação” recebeu incentivo cultural da Enel Distribuição Goiás por meio da Lei Goyazes e neste ano passou por outras quatro cidades brasileiras: Goiânia, Cidade de Goiás, em Goiás, Belo Horizonte (MG) e Cuiabá (MT), com duas apresentações gratuitas em cada uma delas. Projetos que estimulam a cultura são de grande importância para a distribuidora. De outubro a dezembro de 2018, cerca de R$ 890 mil foram investidos em 10 projetos aprovados por meio do Programa de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes.

Serviço

Espetáculo Natureza Morta

Quando – quinta (8) e sexta-feira (9).

Horário – 20h.

Local – Auditório Onofre Ferreira dos Anjos, Instituto Federal de Goiás (IFG) Campus Itumbiara.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias